IFCH abre "Mostra sobre & Outras
Disciplinas", de Nelson Screnci
28/04/2014 - 10:23
- Text:
- Images:Divulgação
- Images Editor:
A Biblioteca do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) "Octávio Ianni" recebe, de 28 de abril a 3 de junho, a mostra Bibliotecas & Outras Disciplinas do artista plástico Nelson Screnci. A abertura acontece nesta segunda-feira (28), às 16 horas. O evento é gratuito, aberto ao público e tem curadoria do pós-doutorando do IFCH Martinho Alves da Costa Junior.
Assista vídeo produzido pela RTV
Nessa mostra são exibidas 20 telas em acrílico e duas litogravuras. “A intenção é apresentar parte da obra de Nelson à comunidade e aos visitantes no espaço da biblioteca”, conta Martinho Junior. “Mas, além dos trabalhos sobre o tema, o artista emprestou paisagens e litografias que, embora independentes na exposição, são coerentes com o conjunto de sua arte. Também fez a doação de uma obra ao IFCH”, diz o curador.
Nelson Screnci é um artista que possui um caráter obsessivo em torno das repetições, das imagens em série, das metamorfoses. Ele, segundo Martinho Junior, demonstra rigor e disciplina nas suas obras sobre bibliotecas, paisagens, e minúcias no tratamento para com o material, com as tintas e com os objetos. "Isso chama muito a atenção de quem observa o seu trabalho", afirma o curador.
A sensação de cheio ou totalidade que estas telas nos oferecem – como elementos decorativos que se repetem – pode ser constatada também em boa parte da produção do artista. Não apenas a totalidade, mas o processo meticuloso dos objetos no espaço ou o rigor disciplinar destas organizações se mostram presentes.
O conjunto de obras reunidas do artista para esta mostra revela sua produção recente, com ressalva para as duas litografias que datam de 1979 e 1984, e acompanham a coerência de sua trajetória. Esta exposição de Nelson Screnci faz parte e consolida a série de mostras que a Biblioteca Octávio Ianni apresenta ao longo de 2014.
Quem é Nelson Screnci
É pintor, professor, pesquisador e desenhista. Licenciou-se em artes plásticas pela Fundação Armando Álvares Penteado - Faap, em 1982, recebeu no ano seguinte o Prêmio Pirelli-MASP. Lecionou Educação Artística e História da Arte a partir de 1972, ministrando cursos no Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM) e no Museu Brasileiro da Escultura (MuBE).
Desde então, participa do circuito cultural realizando palestras, cursos, artigos e exposições. O seu trabalho integra também o acervo de importantes museus nacionais e internacionais. Utilizando recursos compositivos tais como a multiplicação de imagens ou a analogia entre obras históricas, propõe um exercício criativo e poético com a intenção de provocar no expectador o questionamento da condição humana diante da realidade contemporânea.
Em 1988, publicou a pesquisa Arte Serial, Semelhanças e Simultaneidade - Estudos de composição visual. Uma vertente na pintura de Nelson Screnci é a apropriação e a releitura de obras consagradas pela história da arte, redefinindo-as numa estética pop e às vezes conceitual, como nota-se na telas O encontro nos espelhos, com citação ao pintor espanhol Diego Velázquez (1599 - 1660) e a Tarsila do Amaral (1886-1973), de 1996, e Saudades do Brasil, uma releitura de Guignard (1896-1962), de 1997.
Em 1999, pintou o quadro Os excluídos, uma releitura da obra Caipira Picando Fumo de Almeida Júnior (1850-1899), que é exposta, no ano seguinte, na mostra Almeida Júnior um Artista Revisitado na Pinateca do Estado de São Paulo (Pesp). Em 2003, realizou a mostra individual Florestas das Cores na Galeria Arte Aplicada, São Paulo.
Participou das exposições coletivas Mostra Vladimir Herzog 30 Anos, na Estação Pinacoteca, 2005, e Alma de Artista, no Sesc Pompéia, 2006. Suas obras integram acervos de museus e instituições nacionais e estrangeiras como Acervo da Pinacoteca do Estado de São Paulo; Fundação Cásper Líbero, São Paulo; Fundação Alcan, Canadá; Musée du Petit Format, Bélgica; Museum of Internacional Contemporary Art, Noruega; Museum für Völkerkunde, Alemanha, entre outros.
MOSTRA
Curador
Martinho Alves da Costa Junior
Curador Assistente
Ianick Takaes
Produção Executiva
Regiane Alcântara Eliel
Martinho Alves da Costa Junior
Design gráfico e expositivo
Ianick Takaes de Oliveira
Martinho Alves da Costa Junior