Diretor empossado da FEM quer
foco nos cursos de graduação e pós

29/04/2014 - 11:37

Rodnei Bertazzoli fez o balanço da gestão 2010/2014

Leitura do termo de posse do novo diretor da FEM

O termo foi assinado durante a sessão solene

Antonio Carlos Bannwart: foco nos cursos

Auditório da FEM

O professor Antonio Carlos Bannwart assumiu nesta segunda-feira, 28, o cargo de diretor da Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM) da Unicamp, para o quadriênio 2014/2018. Bannwart substitui o docente Rodnei Bertazzoli. A sessão solene de posse foi presidida pelo reitor José Tadeu Jorge e ocorreu no auditório da faculdade, com a presença de pró-reitores e docentes, além de alunos e funcionários. No lugar do diretor associado Pablo Siqueira Meirelles, assumiu o docente Alberto Luiz Serpa, do Departamento de Mecânica Computacional.

Vinculado ao Departamento de Energia, o professor Bannwart falou que sua gestão terá foco nos cursos de graduação e pós. Ele salientou que a formação de recursos humanos é de extrema importância e que a atenção especial aos cursos é a melhor forma de reconhecer os compromissos da faculdade. “A FEM evoluiu de forma expressiva e rápida. Precisamos buscar a estabilização deste crescimento e também as melhorias necessárias”, afirmou.

Assista RG produzido pela RTV sobre o tema:

Foco nos cursos, de acordo com o novo diretor, também significará valorizar as atividades de docência e pesquisa. “O envolvimento do docente com um ensino mais motivador deve ser mais bem contemplado”, disse. Bannwart também se comprometeu com a administração profissional respaldada no respeito, na ética e na transparência. Ele pretende promover um diálogo constante e produtivo com a comunidade e também com a reitoria.

O docente que deixou o cargo, Rodnei Bertazzoli fez um balanço da primeira diretoria que administrou a FEM sob as bases do planejamento estratégico, aprovado em 2010. “A faculdade ainda não tinha tido esse olhar para o futuro”, avaliou. Bertazzoli comentou o cumprimento de metas estabelecidas como a reinserção de laboratórios e investimentos na infraestrutura com ampliações que foram feitas. “Deixamos a FEM com dois prédios prontos e outro já licitado, além de novas salas de aula, a reforma das antigas e concursos agilizados. A FEM foi reconhecida como faculdade de excelência, com suas empresas juniores e equipes de competição que são referência no país”.

O número de departamentos foi reduzido de sete para quatro na gestão que terminou. A medida foi elogiada pelo reitor José Tadeu Jorge que frisou a importância da simplificação dessa estrutura para a busca de resultados mais eficazes. O reitor disse estar feliz por verificar a inserção da FEM no planejamento estratégico. “O crescimento da universidade decorre e vincula-se ao planejamento”, ressaltou.

Em relação à proposta do diretor empossado de focar sua gestão nos cursos, Tadeu Jorge afirmou que “a Unicamp só conseguiu ser a universidade que é por causa do foco na formação de recursos humanos qualificados e preparados para o exercício profissional”. O reitor complementou que a proposta está em total sintonia com a filosofia de gestão da universidade.