Unicamp recebe visitas de
universidades do Chile e da Austrália

09/05/2014 - 10:00

/
Encontro com comitiva australiana

Encontro com comitiva australiana

Reunião com delegação chilena

Reunião com delegação chilena

A Vice-Reitoria de Relações Internacionais da Unicamp (Vreri), através do vice-reitor Luis Augusto Barbosa Cortez e do assessor da Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP) e da Vreri, Max Henrique Machado Costa, recebeu na terça-feira (dia 6) a visita de representantes de duas universidades chilenas. Da Universidade Católica de Temuco vieram Mauricio Silva Jiménez, diretor geral de pesquisa e pós-graduação, e Carlos Favot Valdebenito, diretor de transferência tecnológica. Já da Universidade de Bío-Bío vieram Cristhian Aguilera Carrasco, diretor de desenvolvimento e transferência tecnológica; Sergio Acuña Nelson, diretor de pesquisa; Renato Vergara Guerra, gestor tecnológico, e Pamela Aranda Villegas, engenheira de projetos. Foram discutidas possíveis formas de cooperação em áreas de interesse comuns. De acordo com o professor Max Costa, os chilenos estão interessados em parcerias em diversas áreas, com ênfase em biocombustíveis, engenharia de construção em madeiras, engenharia de alimentos, meio ambiente, aquicultura, geração de energia limpa, robótica, dispositivos eletrônicos e educação. Nenhum acordo de cooperação chegou a ser assinado, mas o grupo também se mostrou bastante atraído pela área de transferência de tecnologia da Unicamp e pelo programa de mobilidade de estudantes, pesquisadores e funcionários.

Já no dia 8, a Unicamp recepcionou uma comitiva da Australian Technology Network of Universities (ATN), grupo que reúne as cinco universidades mais inovadoras e empreendedoras da Austrália. José Pissolato Filho, assessor da Vreri, e Laura Sterian Ward, assessora para Assuntos Internacionais e coordenadora do Programa Ciência sem Fronteiras na Unicamp, receberam a delegação, composta por Vicki Thomson, diretor executivo da ATN; Patrícia Monteiro, gerente de educação do  consulado australiano; Vinícius Barreto, diretor do Australian Centre; e professores da Queensland University of Technology, da Curtin University e da University of Technology, de Sydney.

O objetivo do encontro foi estreitar relações no domínio de pesquisas.  De acordo com o professor Pissolato, a intenção é criar workshops e fazer com que pessoas da Unicamp e das universidades australianas tenham contato para que possam criar possíveis parcerias e trocar experiências, possibilitando que projetos futuros sejam estabelecidos. Um convênio está em andamento com a universidade de Sidney e outros dois começarão a ser negociados com as de Queensland e de Curtin. Além das três universidades, também integram a ATN, a University of South Australia e a RMIT University.