Enfermagem avalia graduação com
presença de professora da Escola de Coimbra

27/05/2014 - 13:51

/
Manuela Ferreira, da Universidade de Coimbra

Manuela Ferreira, da Universidade de Coimbra

Avaliando o curso de graduação da Enfermagem

Avaliando o curso de graduação da Enfermagem

Kátia Stancato, professora da FEnf da Unicamp

Kátia Stancato, professora da FEnf da Unicamp

A Faculdade de Enfermagem (FEnf) da Unicamp promoveu nesta terça-feira um encontro para avaliação do curso de graduação com a presença da professora Manuela Frederico Ferreira, coordenadora do Conselho para Avaliação e Qualidade da Escola Superior de Enfermagem da Universidade de Coimbra (Portugal). Ela veio com bolsa Capes, a convite da professora Kátia Stancato, e concedeu palestra sobre “Formação em enfermagem e o sistema de saúde em Portugal”, no anfiteatro da Faculdade de Ciências Médicas (FCM). 

“O motivo da minha vinda é dar continuidade ao processo de internacionalização da pesquisa em enfermagem, dinamizando projetos conjuntos para mobilidade de estudantes e também de docentes. Estou no Brasil há duas semanas e vou totalizar um mês, incluindo visitas à USP e ao Rio de Janeiro”, explicou Manuela Ferreira, antes da palestra. “Tive as melhores impressões da Unicamp, quer do ponto de vista do acolhimento, quer dos trabalhos em desenvolvimento e do interesse expresso na pesquisa em enfermagem. Levo a melhor impressão sobre esta articulação do ensino com a prática dos cuidados.” 

Mestre e doutora em gestão pela Universidade de Coimbra, Manuela Ferreira informa que a Escola Superior de Enfermagem é uma referência nacional e internacional e a melhor de Portugal na área. “Temos cerca de dois mil estudantes nos cursos de licenciatura e mestrado em enfermagem e de doutorado em ciências da saúde. Também temos a honra de possuir o único centro de investigação do país em ciências da saúde com domínio da enfermagem, desenvolvendo muitos projetos e outros tantos em parceria. Investimos muito na mobilidade internacional com países da Europa e outras partes do mundo, com algumas parcerias no Brasil.” 

Segundo a professora Kátia Stancato, da FEnf, sua convidada visitou várias unidades da Unicamp, como o Hospital de Clínicas e o Hospital da Mulher José Aristodemo Pinotti – Caism, bem como o Hospital Estadual de Sumaré (administrado pela Universidade), as Secretarias de Saúde de Campinas e de Sorocaba e a PUC-Campinas. Manuela Ferreira esteve ainda na USP e Unifesp, indo agora para as federais do Rio de Janeiro (UFRJ) e Fluminense (UFF). “Em parceria, e tendo a afinidade da língua, conseguiremos sinergia maior para o desenvolvimento do conhecimento em enfermagem e aprimoramento da nossa profissão”, finalizou a professora da Escola de Coimbra.

Comentários

Conheci a professora Manuela Ferreira em uma Conferência na Uniso Sorocaba, fiquei admirada com a sua fala, completo domínio do assunto além de que, o processo cuidar bem exige esforço e principalmente não somente a parte técnica e sim olhar holístico, é isso que faz toda a diferença.
Gostaria que ela viesse mais vezes pois sua visita foi uma contribuição para meu crescimento profissional.Sou Técnica de Enfermagem da Prefeitura de Sorocaba, estudante de Podologia, senti um desejo de continuar estudando mais, buscando cada dia mais o fazer, e fazer bem. Um abraço a todos os envolvidos neste nobre processo.

Email: 
conce.moura@gmail.com