Unicamp amplia sistema
de educação infantil

10/07/2014 - 11:42

A Unicamp está contratando 21 professores para atuar no seu sistema de educação infantil, que atende a aproximadamente mil crianças e adolescentes. De abril de 2013 até o momento, o sistema foi ampliado e criou mais 150 vagas. Os novos profissionais estão chegando para conferir maior qualidade aos serviços prestados.  “Esse reforço no quadro de professores é importante porque atende às recentes normas estabelecidas pelo Ministério da Educação”, observa Christianne Caldas Tourinho, responsável pela Divisão de Educação Infantil e Complementar (DEdIC), área vinculada à Diretoria Geral de Recursos Humanos (DGRH). Além disso, segundo ela, está sendo finalizada a elaboração de um programa de formação que permitirá aos professores a atualização e ampliação de conhecimentos e atividades de planejamento.

De acordo com a coordenadora da DGRH, Maria Aparecida Quina de Souza, a contratação dos novos professores faz parte do esforço da atual gestão da Unicamp para atender aos dependentes de funcionários, docentes e alunos. Ela lembra que o ano de 2014 foi iniciado com a demanda zerada. A meta foi atingida graças a reformas executadas nas unidades, o que permitiu o melhor aproveitamento do espaço disponível e a consequente criação de novas vagas. “Esse trabalho de reforma está tendo continuidade. Finalizamos a primeira etapa com a pintura das unidades e agora estamos revitalizando as áreas externas”, acrescenta.

Tanto a coordenadora da DGRH quanto a responsável pela DEdIC enfatizam, ainda, que a atual gestão também retomou o atendimento a adolescentes de 12 a 14 anos no Programa de Integração e Desenvolvimento da Criança e do Adolescente (Prodecad). “Criamos 25 vagas para atender à solicitação principalmente de funcionários, que não tinham onde deixar os filhos depois que eles saíam da escola de ensino formal”, explica Christianne Tourinho.

A DEdIC é um serviço voltado aos filhos ou dependentes legais dos servidores Unicamp, funcionários da Fundação de Desenvolvimento da Unicamp (Funcamp) e alunos da Universidade. Ele atende crianças e adolescentes na faixa etária de 6 meses a 14 anos, oferecendo educação infantil e complementar como benefício a essa comunidade.

A DEdIC desenvolve atividades educacionais específicas para a creche, pré-escola e educação complementar, proporcionando aos usuários possibilidades de aprendizagens e acesso à cultura e aos conhecimentos, a partir de experiências significativas e diversificadas que contemplem os aspectos afetivo, sociocultural, físico e cognitivo.