Encontro debate serviços
de informações ao cidadão

04/08/2014 - 14:51

Alvaro Crósta dá a primeira palestra

Já está confirmada a participação de 35 instituições públicas de diferentes regiões do país no 1º Encontro dos Serviços de Informações aos Cidadãos (SICs) das Instituições Públicas de Ensino Superior e Pesquisa do Brasil, sediado pela Unicamp e que acontece na quarta e quinta-feira (6 e 7) no auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Esse evento, desenvolvido em parceria com a Controladoria Geral da União e que será transmitido via TV Unicamp, é público e aberto à comunidade. As inscrições poderão ser feitas no local do evento. 

A abertura do 1º Encontro acontece às 9 horas do dia 6. A primeira palestra será proferida pelo coordenador-geral da Universidade, professor Alvaro Crósta, que falará sobre o “Acolhimento e perspectivas da Unicamp com o encontro”. O objetivo é permitir aos SICs compartilharem os acertos e os desafios que se impõem, buscando alternativas conjuntas para enfrentamento das dificuldades. Conheça a programação

No primeiro dia serão três palestras, uma mesa-redonda e uma reunião de quatro grupos de trabalho, constituído por oito universidades, entre elas a UFRJ, Ufop, UEG, IFRR, UESC, Ufac, UTFPR e UFG. No último dia, haverá relatos dos grupos de trabalho das universidades, cujos encaminhamentos servirão para elaborar a Carta de Campinas, um documento que deve ser a base para a demanda de encontros posteriores.  

O acesso dos cidadãos às informações públicas é um direito constitucional previsto pela Lei Federal 12.527/2011, chamada Lei de Acesso à Informação (LAI), que determina que órgãos e entidades públicas divulguem informações e serviços por meio da internet. A intenção é facilitar este acesso, bem como gerenciar todas solicitações dos cidadãos. 

“A ideia é identificar pontos comuns entre as instituições participantes, na maioria universidades e institutos de pesquisa, e estabelecer um padrão único de conduta. Temos 35 instituições inscritas, um número significativo para iniciarmos as discussões”, salientou Fábio Pinheiro, responsável pelo SIC da Unicamp. 

“Também pretendemos criar espaço para troca de experiências entre as instituições, a fim de planejar o futuro; além de ‘confraternizar’ os avanços e conquistas da lei”, acrescenta José Braga, assessor da Coordenadoria Geral da Universidade (CGU) e autoridade em monitoramento. Mais informações sobre o evento pelo telefone 19-3521-8060.