Workshop aborda descobertas
da genética translacional
04/08/2014 - 16:20
- Text:Da redação
- Images:
- Images Editor:
A cientista Lygia da Veiga Pereira Carramaschi, reconhecida pela pesquisas pioneiras sobre células-tronco no país, abriu na manhã desta segunda-feira (4) a 2ª edição do workshop Advanced Topics in Genomics and Cell Biology realizado no Centro de Convenções da Unicamp. A geneticista e docente do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (USP) falou sobre as descobertas em genômica translacional visando o avanço da saúde humana. A genômica translacional é um campo novo da pesquisa que integra abordagens genéticas, moleculares e genômicas, biologia computacional, a fim de desvendar o componente genético de doenças humanas.
O workshop, que prossegue até quarta-feira (8), é organizado por pesquisadores do Centro de Biologia Molecular e Engenharia Genética (CBMEG) e Laboratório Central de Tecnologias de Alto Desempenho (LaCTAD) da Unicamp, com apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP). O evento foi aberto pelo pró-reitor de Graduação, Luís Alberto Magna, que representou o reitor da Unicamp, José Tadeu Jorge.
A professora Edi Lúcia Sartorato, uma das organizadoras, explicou o foco do Wokshop. “É um evento anual que incide sobre a aplicação de conhecimentos avançados em genômica e biologia celular na descoberta, tratamento e prevenção de doenças complexas. O workshop do ano passado teve como tema bioinformática. Este ano o foco é em genômica translacional, que consiste em levar as informações do laboratório de pesquisa diretamente para a prática clínica, ou seja, o paciente. Mas há diversos outros temas paralelos, sobre, por exemplo, como funcionam as redes de colaborações científicas”, explicou. Para consultar a programação completa do evento, acesse a página.