Visitas internacionais trazem
universidades de Duke e Columbia
08/09/2014 - 12:26
- Text:Da Redação
- Images:
- Images Editor:
Duas universidades que estão entre as melhores do mundo pelo ranking QS fazem parte das instituições internacionais que enviaram representantes para visitas à Unicamp na semana passada. Na sexta-feira, 5, Kristine Billmyer, da Columbia University, EUA (14ª colocada QS) foi recebida no período da tarde na Vice-Reitoria Executiva de Relações Internacionais (Vreri). A visita foi acompanhada pelos docentes e assessores da Vreri, Gustavo Paim Valença e Max Henrique Machado Costa.
“A reunião sinalizou para projetos interessantes que podem ser desenvolvidos em parceria entre a Unicamp e a Columbia University. Algumas áreas de claro interesse são biocombustíveis, os trabalhos desenvolvidos no Centro Pluridisciplinar de Pesquisas Químicas, Biológicas e Agrícolas (CPQBA), além das investigações em nanotecnologia e gerenciamento de tecnologia, no Instituto de Geociências (IG) e Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA). O Programa Interdisciplinar de Informação e Lógica, coordenado pela assessora da Reitoria, professora Ítala Maria Loffredo D'Ottaviano, também gerou interesse”, afirmou Costa.
Na terça-feira, 2, a assessora Laura Sterian Ward e o diretor da Faculdade de Ciências Aplicadas, Peter Schulz, participaram da reunião com Erin Degerman, da Duke University, situada em Durham, Carolina do Norte (23º colocada no QS). O motivo da visita foi trazer opções de pós-graduação na área de Engenharia. Na Universidade de Duke, existem os tradicionais mestrado e doutorado (MS e PhD), bem como cursos de engenharia em nível de pós-graduação profissional. O mestrado em Gestão de Engenharia (MEM) e mestrado em Engenharia (Meng) são adaptados para alunos que desejam entrar no setor e buscam qualificação técnica e de negócios.
Ainda na terça-feira esteve na Unicamp uma comitiva de Singapura com representantes de quatro instituições: Agency for Science, Technology and Research (A*STAR), National University of Singapore (NUS), Nanyang Technological University (NTU) e Singapore University of Technology and Design (SUTD). A reunião no Gabinete do Reitor teve a participação de cinco assessores e docentes da Unicamp. A delegação ainda foi conhecer os laboratórios da Faculdade de Engenharia Elétrica e Computação (Feec) e da Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM).
No final da manhã, a delegação se dividiu e alguns membros apresentaram para alunos da Unicamp a palestra “Pesquisa e oportunidades educacionais em Singapura”, no auditório da Biblioteca Central César Lattes (BC). A A*STAR é um órgão do governo de Singapura que promove a pesquisa científica e já tem convênio firmado com a Unicamp.
Outra visita internacional da semana, também na terça-feira, foi da professora Clémence Dallaire da Université de Laval (Québec - Canadá). Ela foi recebida pela assessora da Vreri, professora Eleonora Cavalcante Albano, e participou de uma reunião com a diretora-associada da Faculdade de Enfermagem (Fenf) da Unicamp, Maria Isabel Pedreira de Freitas e a presidente da Comissão de Internacionalização da faculdade Maria Filomena Ceolim. O objetivo da visita foi estabelecer um termo aditivo com a Fenf e discutir possibilidades de outras parcerias, uma vez que já existe com a Unicamp um acordo de cooperação formalizado.