Três professores da Unicamp são eleitos
para a Academia Brasileira de Ciências
05/12/2014 - 11:13
- Text:
- Images:
- Images Editor:
Três professores da Unicamp foram eleitos no dia 3 de dezembro para o quadro de novos membros titulares da Academia Brasileira de Ciências (ABC). São eles, o químico Ulf Friedrich Schuchardt, do Instituto de Química (IQ), na área de ciências químicas; o físico Martin Tygel, do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (IMECC), na área de ciências da terra; e a médica Iscia Teresinha Lopes Cendes, da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), na área de ciências da saúde. A ABC, uma das mais antigas e prestigiosas associações de cientistas do país, tem como foco o desenvolvimento científico. A entidade foi fundada em 1916 e possui cerca de 700 membros.
A cerimônia de posse dos novos membros acontecerá em maio de 2015, durante a reunião magna da ABC. Foram eleitos 34 cientistas (24 titulares e 10 correspondentes) nas áreas de ciências matemáticas, físicas, químicas, da terra, biológicas, biomédicas, da saúde, agrárias, da engenharia e ciências sociais. Os membros titulares são cientistas radicados no Brasil há mais de dez anos, com destacada atuação científica. Já os membros correspondentes são cientistas radicados no exterior há mais de dez anos de reconhecido mérito científico, que tenham prestado relevante colaboração ao desenvolvimento da ciência no Brasil. O processo de seleção dos novos membros inicia-se em setembro, com a indicação de candidatos, que pode ser feita apenas por membros titulares da ABC, através do sistema eletrônico de votação ou por carta. Todos os indicados são avaliados por seus pares.
Veja a relação dos docentes da Unicamp que já são membros titulares da ABC.
Atuação
Ulf Friedrich Schuchardt
Possui graduação em Química pela Universidade de Marburg an der Lahn, na Alemanha (1969). Também na Alemanha concluiu, no mesmo ano, o mestrado em Química de Compostos de Coordenação pela Philipps-Universität, o doutorado em Química de Coordenação de Compostos Boro-Enxofre na Ludwig-Maximilians Universität em 1973 e o Pós-Doutorado na Max-Planck-Institut für Kohlenforschung. É professor titular aposentado - MS-6 da Unicamp e, atualmente, é pesquisador colaborador da Universidade. Tem experiência na área de química, com ênfase em química inorgânica e química aplicada, atuando principalmente nas áreas de oxidação de cicloexano, catalise, epoxidação, aproveitamento de bagaço de cana e óleos vegetais.
Martin Tygel
Possui graduação em Física pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1969). Concluiu mestrado em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1973). Viajou aos Estados Unidos, onde fez mestrado (1976) e doutorado (1979) em Matemática pela Stanford University. Atualmente é professor titular da Unicamp e Diretor Associado do Centro de Estudos de Petróleo (Cepetro). Sua área de pesquisa é a geofísica computacional, atuando principalmente no processamento, construção de imagens, modelamento e inversão de dados geofísicos, com ênfase em sísmica e gpr.
Iscia Teresinha Lopes Cendes
Possui graduação em Medicina pela Unicamp (1987), onde também fez residência médica em Pediatria (1990). Viajou ao Canadá, onde fez mestrado em Neurociências pela Mcgill University (1993) e Doutorado em Neurociências, pela Mcgill University, Montreal (1999). De volta ao Brasil, concluiu Livre Docência na Unicamp (2003) e Professor Titular (2009). Atualmente é chefe do Departamento de Genética Médica e coordenadora do Laboratório de Genética Molecular da FCM-UNICAMP. É autora de mais de 150 artigos científicos em periódicos especializados. Já orientou mais de 40 teses e dissertações, sendo mais de 20 teses de doutorado. Participa também ativamente na orientação de alunos de iniciação científica e de pós-doutorandos. Atua na área de neurogenética e biologia molecular aplicada à medicina. Integra os grupos de pesquisa em Epilepsia e Neuroimagem e coordena o Grupo de Pesquisa em Neurogenética. Já recebeu vários prêmios nacionais e internacionais por sua contribuição na pesquisa sobre as epilepsias e doenças neurodegenerativas. Presta serviços à comunidade nos ambulatórios dos serviços de Genética Clínica e Neurologia do HC-Unicamp.