Livro traz
os 25 Anos
do Grupo
Ginástico
da Unicamp
15/04/2015 - 16:46
- Text:
- Images:
- Images Editor:
Seus cinco autores dizem que “Grupo Ginástico Unicamp: 25 Anos” é um livro “escrito a dez mãos, cinco corações e incontáveis colaboradores”, documentando a história deste grupo da Faculdade de Educação Física (FEF) que desde 1989 vem promovendo intensa articulação entre ensino, pesquisa e extensão, tendo sido pioneiro no processo de internacionalização da Universidade. A obra publicada pela Editora da Unicamp, com apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Preac) em parceria com o Gabinete do Reitor, é assinada por Elizabeth Paoliello, Eliana de Toledo, Eliana Ayoub, Marco Antonio Coelho Bortoleto e Larissa Graner.
Uma das fundadoras do Grupo Ginástico Unicamp (GGU), Elizabeth Paoliello afirma que o livro é o resultado de um trabalho iniciado há 25 anos, quando ela e Vilma Nista-Piccollo, ambas professoras da FEF, formaram um grupo de 17 ginastas da própria unidade e do Clube Campineiro de Regatas para se apresentar em um festival em Buenos Aires. “A ginástica geral é uma modalidade em que os grupos montam coreografias para apresentação, sem a competição como meta. Depois do sucesso na Argentina, nos sentimos muito motivadas a continuar com o projeto, por onde já passaram mais de 200 alunos da Unicamp e de outras instituições, levando uma proposta que se tornou pedagógica para escolas, universidades e clubes.”
O professor Marco Bortoleto, atual coordenador do GGU, observa que o projeto vem servindo de inspiração para grupos de várias instituições do Brasil e do exterior. “Ao longo do tempo conseguimos conectar muito bem a pesquisa, o ensino e a extensão. Nosso trabalho é analisado pelo Grupo de Pesquisa em Ginástica, que através do GGU pode colocar em prática o que pesquisa. Na graduação, temos disciplinas que desenvolvem nossos conceitos. E, enquanto projeto de extensão, levamos nossa proposta para fora da Universidade, inclusive em turnês internacionais – em julho estaremos na Finlândia e depois na Estônia.”
Eliana de Toledo, uma das autoras, vê no livro uma pesquisa histórica de alta densidade, com base em mais de 5 mil documentos. “Não se trata de um livro memorialístico qualquer, saudosista. Como docentes e pesquisadores, seguimos o rigor acadêmico em relação às fontes. Outro aspecto é o importante papel do grupo, que praticamente consolidou as produções acadêmicas e as práticas da ginástica geral brasileira. Muitos estão esperando pelo livro e a sua tradução para o inglês.”
A tradução para o inglês já está sendo feita para uma versão digital (e-book) que será disponibilizada gratuitamente. Dividido em nove capítulos, “Grupo Ginástico Unicamp: 25 Anos” traz a história do GGU desde a primeira coreografia, “Guaicá”, até a última, “Gotas”; a apresentação de sua proposta pedagógica; fotos dos mais de 200 participantes; depoimentos de que como esta participação influiu na vida de cada um; a criação de grupos independentes; imagens e ficha técnica de todas as coreografias; apresentações e participações em debates no Brasil e no exterior (14 viagens internacionais); a organização de fóruns para promover a ginástica geral; a construção de uma ampla rede de contatos que facilita intercâmbios; e a produção científica gerada (livros, mestrados, doutorados, iniciação científica).