Representantes de universidades do
Canadá e da Grã-Bretanha visitam a Unicamp

11/05/2015 - 11:29

Richard Poulin, Denis Brière, Alvaro Crósta e Luiz Cortes

Luiz Carlos Kretly, Alair Cristina Monteiro-Mudresh, Sian Impey e Eleonora Cavalcante Albano

A Unicamp recebeu na segunda-feira (4) a visita de uma delegação da Universidade de Laval, de Quebec, Canadá. O grupo era formado pelo reitor Denis Brière; pela vice-reitora adjunta de Estudos e Atividades Internacionais, Nicole Lacasse, e pelo diretor do Escritório Internacional, Richard Poulin. Também acompanhavam a representação o Cônsul-geral do Canadá em São Paulo, Stéphane Larue, e a responsável pelo departamento de educação do consulado, Anouk Bergeron-Laliberté. A delegação foi recepcionada pelo coordenador geral da Unicamp, professor Alvaro Crósta; pelo vice-reitor executivo de Relações Internacionais (Vreri), professor Luis Augusto Barbosa Cortez; pela professora Eleonora Cavalcante Albano, assessora da Vreri e por representantes das faculdade de Engenharia Química (FEQ), Engenharia Agrícola (Feagri), Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) e da Faculdade de Enfermagem (FEnf).

Foi assinado um convenio de cooperação entre as respectivas faculdades de Enfermagem das duas universidades. Dentre as propostas de colaboração entre ambas estão o intercâmbio de massa crítica, a oferta de cursos específicos bilíngues e o desenvolvimento conjunto de projetos de pesquisa. Também já existe um programa de cotutela, que permitirá o oferecimento de um doutorado conjunto entre as a Unicamp e a Universidade de Laval na área de engenharia química. Um acordo aditivo foi assinado, o que permitirá que o programa seja estendido para outras áreas que se interessarem, como nutrição, geomática e neurociências.

Já na quarta-feira (6) a Unicamp recebeu a visita da delegação da Universidade de Swansea, País de Gales, Grã-Bretanha. A universidade britânica foi representada por Alair Cristina Monteiro-Mudresh, responsável sênior para a América do Sul e central, e pela chefe de Internacionalização, Sian Impey. A Unicamp esteve representada pela professora Eleonora Cavalcante Albano, representando a Vreri e pelo professor Luiz Carlos Kretly, da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (Feec). A visita teve como objetivos identificar possíveis áreas de interesse comum que possam resultar em parcerias entre as duas universidades. A Unicamp apresentou suas pesquisas na área de engenharia elétrica, biotecnologia, fotônica e nanotecnologia para a equipe da Universidade de Swansea. Em breve uma videoconferência deverá ser realizada entre representantes das duas instituições para discutir possibilidades de cooperações nessas e em outras áreas.