Mestre pela Unicamp é finalista
em prêmio de música brasileira
14/05/2015 - 10:36
- Text:
- Images:Divulgação
O pianista Luiz Guilherme Pozzi, mestre em Música pela Unicamp, acaba de ser indicado ao 26º Prêmio de Música Brasileira, na categoria revelação, pelo CD que lançou no ano passado, batizado como Brahms e Liszt: Piano Sonatas. O CD foi gravado ao vivo no dia 31 de maio de 2012 na Capela Santa Maria, em Curitiba, e pode ser encontrado à venda na Livraria Cultura.
A cerimônia de entrega da premiação será realizada no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, em 10 de junho. A homenageada nesta edição do prêmio será a cantora Maria Bethânia. A abertura da premiação será feita pela atriz Fernanda Montenegro, que lerá um texto de Zélia Duncan sobre Bethânia. Alexandre Nero e Dira Paes serão os apresentadores da cerimônia. Foram selecionados 106 nomes da música a partir dos 977 CDs e 101 DVDs inscritos, distribuídos em 16 categorias. Veja quem são todos os premiados.
Criado em 1988, o prêmio, um dos mais prestigiosos da música brasileira, se consolidou por não apenas resgatar e celebrar grandes nomes do cenário nacional, mas sobretudo por avalizar carreiras de artistas iniciantes ou com expressão de alcance regional. O Prêmio da Música Brasileira valoriza a música do país no que ela tem de melhor: a sua capacidade de se reinventar e manter o nível de excelência que a fez reconhecida mundialmente. O Prêmio enaltece o esforço e o talento dos cantores, músicos, arranjadores e produtores do Brasil e reúne, no mesmo dia e no mesmo palco, as mais variadas manifestações musicais.
Carreira
Pozzi tocou uma série de recitais dedicados às duas maiores sonatas para piano compostas durante o período romântico: a Sonata Op. 5 de Brahms e a Sonata em si menor de Liszt, ambas escritas em 1853. Nascido em Cornélio Procópio, no Norte do Paraná, Pozzi fez sua estreia artística como solista da Orquestra Sinfônica do Paraná no ano 2000. Fez mestrado na Unicamp em 2011, orientado pelo professor Mauricy Martin. Atualmente, desenvolve o doutorado na USP, onde pesquisa sobre os Concertos para Piano e Orquestra de Brahms.
O pianista pesquisou no mestrado a obra do compositor contemporâneo Harry Crowl, mais especificamente sobre seu ciclo de peças para piano intitulado "Marinas". Além do trabalho sobre a performance ao piano das obras, da produção do catálogo das composições do compositor e sua biografia, também editorou as peças durante o mestrado. A partitura está em vias de publicação pela Editora da UFPR.