Circuito das Artes
movimenta o campus

23/06/2015 - 15:19

O projeto “Ainda Garoto”, que homenageia os 100 anos de nascimento do compositor Aníbal Augusto Sardinha, o Garoto, abriu no início da tarde desta terça-feira a primeira edição do Circuito das Artes, ação que integra a quinta edição do Programa Aluno-Artista da Unicamp. A apresentação do duo de violão e saxofone ocorreu no saguão do Ciclo Básico II e contou com a presença do pró-reitor de Graduação, professor Luís Alberto Magna; do coordenador do Serviço de Apoio ao Estudante (SAE), professor José Ricardo Figueiredo; e da assessora cultural do SAE, professora Vivian Nogueira.

O duo responsável pelo projeto “Ainda Garoto” é formado pelos estudantes do curso de Música Felipe Macedo e Gabriel Lavra. A direção cênica do espetáculo é de Rodolfo Groppo. Segundo Felipe, o objetivo do projeto é homenagear o centenário de nascimento do compositor paulista. “O título ‘Ainda Garoto’ tem o propósito de mostrar às pessoas que a obra dele continua atual”, explicou.

Na abertura do Circuito das Artes, o duo apresentou quatro obras de Garoto, entre elas a canção Duas Contas, aquela cujos versos dizem: Teus olhos/ São duas contas pequeninas/ Qual duas pedras preciosas/ Que brilham mais que o luar. Na sequência, ocorreram apresentações de dança, artes visuais e literatura de cordel no Ciclo Básico I, no gramado em frente ao Restaurante Universitário e no Marco Zero.

Nesta quarta, o Circuito das Artes terá continuidade, com apresentações de novos projetos, também ligados às várias expressões das artes, como destacou a assessora cultural do SAE, Vivian Nogueira. A programação completa pode ser conferida neste link.

O Programa Aluno-Artista é gerenciado pelo SAE em parceria com a Pró-Reitoria de Graduação (PRG). O objetivo é incentivar os alunos da graduação da Unicamp, de qualquer área de formação, a apresentar projetos de cunho artístico-culturais. O Programa teve início em agosto de 2010 e atualmente está na quinta edição.

Em 2015, foram contemplados 15 projetos nas áreas de Artes Cênicas (teatro e circo), Artes Corporais (dança), Artes Visuais e Multimeios (projetos, exposições e intervenções artísticas de linguagens variadas, tais como gravura, desenho, escultura, pintura, fotografia, artes gráficas, grafite e produções audiovisuais), Música (apresentações de música erudita, popular, instrumental, vocal, acústica e eletrônica, nas mais diversas formações), Literatura (projetos, apresentação e divulgação de poesias, contos, ficções, ensaios literários, dentre outros) e Diversidade Cultural (manifestações artísticas que englobem duas ou mais modalidades; oficinas socioculturais e ambientais e demais inovações no âmbito das manifestações artísticas).

Os alunos contemplados recebem, a título de bolsa, por um período de oito meses consecutivos, remuneração mensal de R$ 466,81, acrescida do valor de passes populares de transporte coletivo referente aos dias úteis do mês subsequente ao mês base de pagamento. Os projetos também recebem auxílio para a sua execução no valor máximo de R$ 3 mil, que é pago em duas parcelas iguais durante a vigência da bolsa.