Em aula de educação ambiental,
Sebastião Vital apresenta jardim sensorial

25/06/2015 - 10:09

Sebastião:

Sebastião: "trabalhar a alma do indivíduo"

Tonso:

Tonso: "discutir o meio ambiente de forma ampla"

Repassar o conhecimento para gerações futuras é um privilégio? Para Sebastião Martins Vital, sim. Com a prática adquirida com o manejo de plantas ao longo dos anos, ele ministrou, no início da tarde da última terça-feira (23), em uma das creches da Unicamp, uma aula aberta para 20 alunos da disciplina de Educação Ambiental. Desde 1998 a Disciplina é conduzida em Limeira, pelo professor Sandro Tonso, docente da Faculdade de Tecnologia (FT) da Unicamp, que também acompanhou a aula. Vital, funcionário da Universidade e que ficou conhecido no campus da Unicamp como o “jardineiro-poeta”, mostrou aos alunos, o jardim sensorial que está desenvolvendo.

Após uma breve explanação sobre o carinho com que as plantas devem ser tratadas, e antes mesmo que o grupo de alunos partisse para o plantio de ervas aromáticas (manjericão, alecrim, sálvia e hortelã), Vital disse  que cada uma delas têm a sua particularidade. “As plantas mexem muito com a gente por possuírem cheiro e paladar. Temos que experimentar essas sensações”. O encontro, segundo o próprio jardineiro, objetiva trabalhar a alma do indivíduo para criar uma relação entre o ser humano com o plantar. “Isso é muito importante para conseguirmos implantar uma consciência ambiental verdadeira em cada um”.

O professor Sandro Tonso destacou que a palestra pode ser classificada como uma atividade de extensão. “Ela é importante porque nos dá a possibilidade de discutir a questão do meio ambiente de uma forma mais ampla”. Tonso também informou que a participação na disciplina é aberta à comunidade (graduandos, pós-graduandos, funcionários da Unicamp, das prefeituras da região etc).  Como parte fundamental do processo, o docente da FT também destacou a importância da Unicamp trazer para o seu campus, discussões sobre as questões ambientais por meio do Planejamento Estratégico (Planes). “Isso é fundamental”, afirmou.

O Coletivo de Limeira e os técnicos da Caixa Econômica Federal, entre outros, são dois dos muitos grupos que foram criados por meio da Disciplina de Educação Ambiental da FT. Além do grupo da Disciplina de Educação Ambiental, as crianças da creche, com menos de 2 anos de idade, tiveram contado com as plantas assim como com o canteiro de mudas. Mais de 2.500 pessoas, oriundas de quase todos os municípios da Região Metropolitana de Campinas (RMC), já a concluíram a Disciplina na FT. Interessados em participar como ouvintes podem entrar em contato pelo e-mail sandro@unicamp.br