Contação de Estórias celebra fim

O diretor do CPQBA, professor Ivo Milton Raimundo Júnior

Margareth do Carmo Vieira Junqueira, coordenadora do CDC

Laura Tomé e Tobias Rezende Strogoff de Matos, atores da contação

Passadas de geração a geração, por meio de livros ou oralmente, as histórias constroem a cultura de um povo. Nesse contexto, na tarde de quinta-feira (25), o grupo Panapaná, convidado pela Coordenadoria de Desenvolvimento Cultural (CDC) Unicamp, centro da das programações do evento denominado Conexão Cultural, levou contação de estórias aos funcionários do Centro Pluridisciplinar de Pesquisas Químicas, Biológicas e Agrícolas (CPQBA). Também esteve presente um grupo da Terceira Idade, que trabalha com canteiros de plantas medicinais e é ligado à Assessoria de Promoção Social da Prefeitura de Paulínia. A programação encerrou tanto o semestre do projeto Conexão Cultural da Coordenadoria de Desenvolvimento Cultural (CDC) quanto do grupo da Terceira Idade.

A expectativa para a apresentação foi grande, como contou a participante do grupo, Zélia Aparecida Cação Paiva, de 74 anos. "Estamos curiosas para ver o que vai acontecer. É muito bom participar do CPQBA, aprendemos muito. Hoje é uma despedida do semestre e estamos bem contentes", disse Zélia.

Participaram do evento, o grupo da terceira idade e colaboradores do CPQBA

Foi apresentada a lenda folclórica da velha Matita Pereira, do Norte do Brasil. A história do O conto foi também explicado para os espectadores. "A gente acredita muito que essas estórias são documentos vivos do nosso passado, então esse processo de resgate é muito bom para manter uma coesão com (toda história) o que a gente vive hoje", disse um dos participantes da apresentação, Tobias Rezende Strogoff de Matos. "É um trabalho bem forte, de voltar às raízes das pessoas, percebemos isso no olhar delas", concordou Laura Tomé, que é aluna de Artes Cênicas na Unicamp.

Durante toda a contação, os atores interagiram com o público, gerando aproximação

Para o diretor do CPQBA, professor Ivo Milton Raimundo Júnior, esses eventos são primordiais. "O colaborador se sente valorizado, demonstra que a Universidade está preocupada com o bem-estar e a vida cultural. Agradecemos a disponibilidade da CDC em incluir o CPQBA nesse programa", destacou Ivo. Já a coordenadora do projeto da Terceira Idade, Glyn Mara Figueira, ressaltou que os idosos se sentem parte da Unicamp e programações como essa contribuem para a exaltação disso.

Os espectadores caíam na risada ao longo da apresentação

Sobre o Conexão Cultural, que começou no ano passado, a coordenadora da CDC, Margareth do Carmo Vieira Junqueira, disse que ele foi pensado para a comunidade, com a ideia de promover o convívio. "Nesse semestre nós tivemos seis apresentações entre teatro, música, circo e agora contação de estórias. Para o segundo semestre nós já estamos planejando diversas atividades, com a premissa de sempre ter envolvimento de integrantes da Universidade, seja funcionários, alunos ou docentes".

"La Scarpetta"
Na última quarta-feira, dia 24, o projeto Conexão Cultural apresentou o espetáculo "La Scarpetta", do LUME Teatro, com a participação do palhaço italiano Teotônio – colaborador de Fellini – e seus números de magia, equilibrismo, contorcionismo, música e acrobacia com ovos.

A apresentação reuniu os espectadores na Praça da Paz, entre adultos e crianças

A apresentação saiu da sede do grupo, no distrito de Barão Geraldo e reuniu espectadores na Praça da Paz, já na Unicamp. Segundo Margareth, mesmo com o frio foi um sucesso. "A expectativa de público era menor, por conta do frio que fez, mas superou o que esperávamos. Havia várias crianças e para nós isso é muito importante, porque percebemos que estamos conseguindo atingir o objetivo do projeto no sentido de promover essa convivência das pessoas", comentou a coordenadora da CDC. O Conexão Cultural faz parte do Programa Campus Tranquilo – Universidade Viva.

Foram mostrados números de equilibrismo, magia e contorcionismo