Fórum discute desafios
do setor sucroenergético

30/09/2015 - 10:54

/
Mesa de abertura do Fórum

Mesa de abertura do Fórum

Evento foi no Centro de Convenções

Evento foi no Centro de Convenções

O palestrante Ricardo Pinto, consultor da RPA

O palestrante Ricardo Pinto, consultor da RPA

Público no evento

Público no evento

A liderança brasileira da cana-de-açúcar é inegável, com 98% mais área colhida do que o segundo lugar, que é a Índia. Por outro lado, há crise no setor sucroenergético e ela precedeu a atual crise econômica do país, disse Ricardo Pinto, ex-aluno da Unicamp e consultor da empresa RPA, durante o Fórum Ciência, Tecnologia e Inovação da Unicamp, intitulado “Sistemas de Planejamento Avançado na Agricultura: Avanços e Desafios no setor Sucroenergético”. O evento aconteceu no Centro de Convenções da Universidade nesta quarta-feira (30), organizado pela Faculdade de Engenharia Agrícola e promovido pela Coordenadoria Geral da Universidade (CGU). 

Mas mesmo com a crise desse setor, segundo Ricardo Pinto, há grupos que estão bem financeiramente. “Muitos têm endividamento sob controle, porém os grupos que estão endividados é muito difícil conseguir uma solução mágica”, afirmou. Para o consultor, há ineficiência e desperdício na gestão das frotas agrícolas em usinas que devem ser reduzidos e a administração deve ser enxuta, com automação de cobrança de disciplina e de qualidade, salientou.

Sistemas Avançados de Planejamento podem ser considerados o estado da arte no planejamento integrado de cadeias de valor, já difundidos na manufatura. Seu uso em cadeias agroindustriais apresenta uma série de desafios do ponto de vista da pesquisa e da transferência de tecnologia, relacionados à integração e otimização dos processos produtivos.