Faculdade de Educação recebe Cezar de Lima
Góis para palestra sobre Educação Biocêntrica

21/10/2015 - 14:22

Niuvenius Paoli e Soeli Zanatta: recuperar formas de aprendizagem que estão amortecidas

A Educação Biocêntrica é um sistema de educação que tem como base processos de desenvolvimento humano em grupo. Ela serve tanto para situações escolares formais como também para não-formais. O ponto de partida deste sistema é a biodanza, metodologia de desenvolvimento humano cuja linha mestra é cuidar da vida. Esse cuidar implica na construção da saúde em todos os níveis: do intelectual, do corporal, do nível de aprendizagem, do afetivo etc. Nesse sentido, é uma proposta que tem com matriz, o deslocamento de foco do sistema educacional, propondo uma forma de educação voltada às pessoas com vistas ao desenvolvimento de suas potencialidades.

Para que a comunidade possa conhecer um pouco mais sobre o assunto, a Faculdade de Educação (FE) da Unicamp, em conjunto com o Grupo de Biodanza de Campinas e apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Preac), trarão ao campus na próxima sexta-feira (23), às 9 horas, na sala ED03, da FE, o professor Cezar Wagner de Lima Góis, doutor em Psicologia Comunitária pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

O evento é aberto à participação de alunos, docentes e funcionários, professores das Redes de Educação Municipal e Estadual e interessados no assunto. 43 pessoas já se inscreveram para participar da palestra. As inscrições, ainda abertas, podem ser feitas até o dia do encontro, pelo e-mail soeli@biodanzacampinas.com.br.

“A Educação Biocêntrica busca recuperar dimensões que, nas formas tradicionais de aprendizagem, estão amortecidas. Devemos criar condições para que as pessoas consigam sonhar, sensibilizando os educadores para reencontrarem  dimensões que atualmente não são trabalhadas. Temos que pensar a Educação como um processo criativo e não reprodutivo”, ressaltou o professor Niuvenius Junqueira Paoli, docente aposentado pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) e um dos organizadores do evento.  

Referenciais teóricos da Educação Biocêntrica podem ser encontradas nos autores Rolando Toro, Paulo Freire e Edgar Morin.  Os três, por vias diferentes, se fundamentam no amor e na possibilidade da realização humana.

A Educação Biocêntrica vem sendo desenvolvida há vários anos, em muitos lugares e de muitas formas, já que a sua metodologia se aplica aos mais diferentes grupos. Em Fortaleza, as pessoas envolvidas com a estruturação e o seu desenvolvimento, criaram uma ONG que oferece cursos de formação em diferentes instituições educacionais no Brasil e em países da América Latina.

O palestrante – Cezar Wagner de Lima Góis é doutor em psicologia pela Universidade de Barcelona (UB); coordenador do Conselho Diretor da Universidade Biocêntrica (UniBio); Didata em Biodanza pela Associação Latino-Americana de Biodanza. Realizou inúmeros trabalhos de psicologia em com Educação Biocêntrica em organizações, comunidades, escolas, em políticas públicas e movimentos sociais e populares. Também é organizador de duas coletâneas de textos de Biodança, de autoria de Rolando Toro, e organizador do Catálogo de Exercícios e Músicas de Biodança (1982, 1986 e 1993).

Além do professor Niuvenius  Junqueira Paoli, a professora Débora Mazza, da Faculdade de Educação (FE) da Unicamp, Soeli Carmem Zanatta e João Fernandes Filho, do Grupo de Biodança de Campinas, atuam como organizadores do evento.

Assista ao vídeo de Ruth Cavalcante, uma das autoras da proposta de Educação Biocêntrica.

Comentários

Um sonho realizado trazer Cezar Wagner (conhecido no meio da Biodanza como bastante atuante em vários campos e locais do mundo) a São Paulo.
Sinto orgulho em colaborar com alguns poucos, dos muitos trabalhos dele, no sentido da organização da classe de facilitadores de Biodanza no Brasil.
Quero conhecer melhor o que a Educação Biocêntrica pode oferecer, além do que estudei em Vygotsky, há muito tempo atrás.
Parabenizo à Faculdade, aos organizadores do evento e ao grupo de Biodanza de Campinas, que, visionários da Educação, oportunizam esse importante encontro.
Afetiva e atenciosamente
Nancy Cury Gomes
Professora aposentada, pedagoga, psicóloga, analista transacional, facilitadora de Biodanza pela International Biocentric Foudation.

Email: 
nancy.cury.gomes@gmail.com