Cerimônia encerra atividades
do Outubro Rosa no Caism

29/10/2015 - 16:36

/
Lidiane, que faz tratamento no Caism

Lidiane, que faz tratamento no Caism

Entrega simbólica do bisturi elétrico

Entrega simbólica do bisturi elétrico

Primeira dama, Sandra Ciocci, e mesa da cerimônia

Primeira dama, Sandra Ciocci, e mesa da cerimônia

Luís Otávio Sarian, superintendente do Caism

Luís Otávio Sarian, superintendente do Caism

O coordenador geral da Unicamp, Alvaro Crósta

O coordenador geral da Unicamp, Alvaro Crósta

O reitor, Tadeu Jorge, ressalta as qualidades do Caism

O reitor, Tadeu Jorge, ressalta as qualidades do Caism

Público acompanha cerimônia

Público acompanha cerimônia

Homenagem ao professor Aarão Mendes Pinto Neto

Homenagem ao professor Aarão Mendes Pinto Neto

Dadá Maravilha acompanha a solenidade

Dadá Maravilha acompanha a solenidade

O Hospital da Mulher Prof. Dr. José Aristodemo Pinotti – Caism/Unicamp encerrou nesta quinta-feira (29) as celebrações do Outubro Rosa 2015. Uma cerimônia no anfiteatro do subsolo do Caism reuniu autoridades, professores, funcionários e alunos. Antes da abertura do evento ocorreu o lançamento oficial do vídeo institucional do Hospital, uma importante peça de comunicação que tem o intuito de dar maior visibilidade à ação do Caism na assistência e em pesquisas voltadas à saúde da mulher. Durante a cerimônia ocorreu também a entrega simbólica de um bisturi elétrico doado pela empresa 3M do Brasil, equipamento utilizado para realização de cirurgias, especialmente em pacientes com câncer de mama.

O vídeo institucional conta a história de Lidiane, que passa por tratamento de câncer no Caism. Retrata também os serviços que ali podem ser encontrados. No Centro de Alta Resolutividade em Oncologia Mamária, por exemplo, a mulher pode, em apenas um dia, fazer exames necessários para saber se tem ou não o câncer e qual tratamento deverá ser realizado. O filme foi encerrado com uma imagem do professor Aarão Mendes Pinto Neto, que faleceu no final de setembro, 15 dias após ter gravado sua participação no vídeo. 

A mesa da solenidade foi composta pelo reitor, José Tadeu Jorge; o coordenador geral da Universidade, Alvaro Crósta; o vice-presidente da 3M no Brasil, Francisco Miguel Barbeiro; a chefe pro tempore do Departamento de Tocoginecologia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) e presidente do Conselho Técnico Administrativo da FCM, Mary Angela Parpineli; Sophie Françoise Mauricette Berchain, representando o diretor da Divisão de Oncologia do Caism, Luiz Carlos Zeferino. Fizeram parte como extensão da mesa, a primeira dama de Campinas, Sandra Ciocci, e pró-reitor de graduação, Luís Alberto Magna. 

O Caism é um centro de atenção integral à saúde da mulher, que foi idealizado para atender as pacientes em qualquer uma das fases de sua vida, e o único hospital público que oferece tratamento de infertilidade em toda a região de Campinas. É também a única referência totalmente pública para o tratamento do câncer de mama em uma região de cinco milhões de pessoas.

O reitor Tadeu Jorge ressaltou a qualidade do Hospital em sua fala. Lembrou do cumprimento de uma das missões da Unicamp e do Caism, que é a de formar recursos humanos qualificados e preparados para o exercício profissional. “Para fazer cumprir essa missão, é necessária uma dedicação intensa à produção do conhecimento novo através de pesquisas e forte dedicação às ações de assistência à sociedade. Isso permite que esses profissionais qualificados estejam preparados para seu exercício. A Unicamp faz isso de modo inarredável. O Caism nos permite realizar na plenitude o cumprimento desses objetos ao produzir conhecimento novo e ao fazer assistência de modo exemplar”, disse. 

O Superintendente do Caism, Luís Sarian, lembrou em seu discurso que a história da saúde da atenção à mulher no Brasil se confunde com a história do Caism. Luís também destacou o Outubro Rosa. “Esse é um movimento que objetiva fazer com que as pessoas pensem no câncer de mama e procurem soluções e ações que possam ajudar no diagnóstico precoce e na cura”, afirmou. O dirigente agradeceu a doação do bisturi feita pela 3M e sobre investimentos públicos obtidos recentemente. “Cada centavo investido no Caism tem seu retorno certo em atendimentos de qualidade e quantidade, com formação dos melhores profissionais, e desenvolvimentos de tecnologia. O Caism é um porto seguro para o dinheiro público”, disse. 

De acordo com o coordenador geral da Unicamp, Alvaro Crósta, o avanço das ciências médicas e na área de oncologia muda um pouco a visão de apenas curar. Torna a missão de prevenir tão ou mais importante. "Dotar o Caism de uma infraestrutura moderna e ampliar tal infraestrutura é de extrema importância, que repercute na qualidade de atendimento do Hospital”, afirmou.

Francisco Barbeiro, da 3M, falou sobre o envolvimento dos 4500 funcionários, espalhados por 7 cidades no Brasil, na contribuição da 3M com a Campanha Outubro Rosa. “Participar dessa campanha, do ponto de vista da empresa, é muito bacana. Criamos uma grande mobilização para participar”, falou. Parte das vendas de produtos de uma das marcas da 3M, a Scotch Brite, foi revertida ao Hospital para a compra do bisturi elétrico. “Esperamos, sinceramente, que essa doação contribua para o trabalho desenvolvido no Caism, que é uma grande referência nacional para o tratamento da mulher”, afirmou. Ele fez a entrega simbólica do equipamento  ao Superintendente do Caism. 

A primeira dama de Campinas, Sandra Ciocci, contou como foi o início da parceria com a 3M. Sandra é membro de um grupo de estudos do Instituto de Artes (IA) da Unicamp, onde faz doutorado e onde recepciona alguns alunos. Em 2013 ela recebeu um grupo de estagiários da 3M, que pediu para participar da campanha Outubro Rosa. Sandra contou que houve uma conversa com a secretaria de saúde de Campinas sobre como a parceria poderia ser feita. A partir daí, houve um estreitamento com a empresa. A prefeitura se uniu, então, à companhia para fazer a doação para um hospital que era do estado, mas que atende a população da Região Metropolitana de Campinas.  “É um equipamento singelo, mas seu uso pelos profissionais capacitados que existem aqui pode ser muito maior do que aparenta. Sem dúvida nenhuma, está vindo para o hospital correto e será usado por geradores de conhecimento que o colocarão na prática de um modo brilhante” afirmou.

Dadá Maravilha, o astro do futebol brasileiro, participou da cerimônia. Ele foi a Brasília no início do mês em busca de recursos e apoio para o Caism. Dadá é pai de Raquel Araújo dos Santos, diretora de Serviços de Materiais do Caism. “Minha filha me pediu para tentar ajudar o Caism. Fiquei muito feliz porque direta ou indiretamente eu entrei para a história do Hospital para ajudar numa causa tão justa”, disse. 

Ao final da cerimônia duas homenagens foram feitas. Uma a Marta Pergoreli, do Anglo Eventos, que colaborou com a campanha no Hospital. O encerramento foi um vídeo em homenagem ao professor Aarão Mendes – uma filmagem de sua participação no vídeo institucional, que mostrou seu grande conhecimento sobre o Departamento de Tocoginecologia e que revelou seu lado carismático.