Profissionais da Dedic
se reúnem por dois dias
03/11/2015 - 14:03
- Text:
- Images:
- Images Editor:
Divulgar e compartilhar experiências. Esse é o mote do primeiro Encontro dos Profissionais da Divisão de Educação Infantil e Complementar (Dedic), órgão que cuida da educação de filhos de funcionários da Universidade e da Funcamp e de alunos, que ocorre nesta terça-feira (3) e prossegue até quarta (4), no Centro de Convenções da Universidade. A mesa da abertura oficial do evento foi composta pelo reitor José Tadeu Jorge; pela coordenadora geral da Diretoria Geral de Recursos Humanos (DGRH), Maria Aparecida Quina de Souza; pela coordenadora adjunta da DGRH, Ademilde Félix Gomes; pelo coordenador do Grupo Gestor de Benefícios Sociais (GGBS), Edison Cardoso Lins; e pela diretora do DEdIC, Christianne Caldas Tourinho.
Em sua fala, o reitor lembrou que a essência da Unicamp é produzir e disseminar conhecimento e que o evento é mais um marco de referência no resgate dos programas educativos da Instituição. “Esse encontro traz um estímulo à produção pedagógica e acadêmica para os profissionais que trabalham com educação infantil”, disse. Tadeu ressaltou a importância da aprendizagem intuitiva, que vai dos dois aos seis anos de idade, quando se alicerça a vida de aprendizado e busca do conhecimento. “Como universidade, temos que dar exemplo e contribuir, tentando montar um modelo correto de educação infantil”, afirmou.
A coordenadora geral da DGRH, Maria Aparecida de Aquino, ressaltou que o grande foco do evento é a integração, a divulgação e o compartilhamento dos saberes que são construídos no dia a dia da Divisão. Já a coordenadora adjunta da DGRH, Ademilde Félix, destacou a participação dos profissionais da Dedic, não somente em eventos como esse, mas também em outras iniciativas promovidas pela Universidade, como o Prêmio Paepe. Ademilde convidou os profissionais a enviarem trabalhos para a revista Saberes Universitários, destinada à publicação de artigos, trabalhos inéditos baseados em comunicações apresentados em eventos, resultados preliminares de pesquisas, entre outros, desenvolvidos por funcionários técnicos e administrativos das universidades.
A diretora da Dedic, Christiane Tourinho, agradeceu a participação de todos os envolvidos no encontro. Ela destacou a presença da professora Susanna Mantovani, da Universidade de Milão-Bicocca, que abordou o tema “Pesquisas em creches italianas e formação”. Na programação constam outras apresentações orais, como “a educação física na Dedic: brincando com o corpo em movimento” e “vivências com tintas naturais”, que encerra o evento. Edison Lins, coordenador do GGBS, parabenizou a comissão organizadora do primeiro encontro e ressaltou que esse tipo de atividade permite avaliar, planejar e mostrar aquilo que é feito na rotina do órgão.
O reitor foi muito aplaudido quando anunciou que a Unicamp deve sediar o Primeiro Congresso Internacional de Educação Infantil em Universidades da América Latina e do Caribe, previsto para ocorrer entre os dias 15 e 19 de agosto de 2016. Ele revelou que já existe um levantamento em andamento sobre universidades quem têm projetos e responsabilidades em educação infantil. Já foram identificadas várias instituições com projetos similares ao da Unicamp.
No fim da abertura do evento, Tadeu Jorge ressaltou o esforço da reitoria em relação à educação infantil. “Tenham certeza do empenho da reitoria para que a educação infantil da Unicamp seja um modelo sobre o qual todos vão se debruçar para equacionar uma educação brasileira mais adequada”, concluiu.