Workshop aborda relevância das coleções
biológicas para o desenvolvimento científico
03/11/2015 - 11:32
- Text:
- Images:
As coleções biológicas e seu impacto no desenvolvimento científico e tecnológico nacional e internacional é o tema de workshop aberto nesta terça-feira (3) na Unicamp. O evento organizado pelos curadores e coordenadores das coleções biológicas com apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP) prossegue até esta quarta-feira (4) com extensa programação no auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FCM). O objetivo é discutir os vários aspectos destes conjuntos ou parte de organismos organizados com informações sobre a procedência, coleta e identificação de cada um de seus espécimes.
Para a pró-reitora de Pesquisa, Gláucia Maria Pastore, estas coleções são uma fonte importante de conhecimento sobre a biodiversidade e fundamentais para a pesquisa científica. “Parte das últimas premiações do Nobel de Química, Biologia e Medicina foram devidas às substâncias e compostos isolados de plantas e de animais, que são uteis para a humanidade. Esse exemplo demonstra a importância das coleções biológicas, que constituem uma boa parte da riqueza de um país”, ressaltou.
A professora Raquel Meneguello, pró-reitora de Pós-Graduação, disse que o evento é de fundamental importância, tanto para a pesquisa como para a pós-graduação da Unicamp. Ela também destacou a programação do Workshop, que debate, entre outros temas, os aspectos legais envolvendo o acesso e utilização das coleções biológicas. “Atualmente, este é um dos assuntos polêmicos do campo científico”, pontuou.
Neste ponto, as organizadoras do evento, Glyn Mara Figueira e Derlene Attili de Angelis, ambas pesquisadoras do CPQBA (Centro Pluridisciplinar de Pesquisas Químicas, Biológicas e Agrícolas), informam que o primeiro dia do workshop é praticamente dedicado ao esclarecimento da legislação que regula as coleções e o acesso ao patrimônio genético para a pesquisa e desenvolvimento tecnológico.
“No segundo dia teremos experiências de outras instituições sobre o tema, como a do Herbário do Instituto Agronômico de Campinas (IAC); as coleções do Museu Smithsonian de Nacional de História que funciona em Washington; as coleções do Instituto Biológico e do instituto de Botânica, ambos de SP”, revela Glyn Figuera. Ainda pela manhã de terça-feira (3), Christopher Surridge, editor chefe da revista internacional “Nature Plants”, ministrou a palestra “O papel dos periódicos mais importantes e como pulbicar neles”.
O responsável pela Coordenadoria de Centros e Núcleos Interdisciplinares de Pesquisa (Cocen), Jurandir Zullo Júnior, falou sobre a dimensão do evento, lembrando do primeiro workshop realizado em 2014. “Percebemos que a programação deste ano está bem mais intensa, o que está perfeitamente de acordo com a importância do tema para o país e para a sociedade brasileira.” A abertura também contou com a participação da diretora do CBQBA, Maria da Graça Stupiello Andrietta.