Café Cinfotec aborda uso
do software Mathematica

10/11/2015 - 14:54

A Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) da Unicamp promoveu na manhã desta terça-feira (10) mais uma edição do Café Cinfotec, com o objetivo de promover a integração e o compartilhamento de experiências entre os profissionais de Tecnologia da Informação e comunicação (TIC) da Universidade. O tema do encontro foi Mathematica na Nuvem e contou com a participação dos palestrantes Daniel Pryjma e João Faria.

Pryjma, que trabalha na Wolfram Research, empresa que desenvolveu o software de computação científica Mathematica, falou sobre os inúmeros recursos e aplicabilidades da ferramenta. De acordo com ele, o programa pode ser usado em diferentes áreas, como educação, pesquisa e em ambientes corporativo e doméstico. “O software funciona tanto em nível básico quanto avançado. Ele pode ser rodado num notebook ou num cluster [conjunto de computadores]. O nível de complexidade vai depender da necessidade do usuário”, afirmou.

A ferramenta pode, por exemplo, efetuar cálculos numéricos, resolver expressões algébricas e diferenciais, efetuar manipulações simbólicas e gerar gráficos, entre outras tarefas. De acordo com Pryjma, o Mathematica foi desenvolvido originalmente em 1987. Desde então, vem passando por contínuas atualizações. A mais recente é a versão para uso online. “O Mathematica tem sido usado pelas principais universidades e empresas do mundo. A Unicamp, por exemplo, utiliza o software para fins educacionais”, informou.

De acordo com o coordenador do CTIC, professor José Raimundo de Oliveira (Coordenador), o Cinfotec é importante porque contribui para manter os profissionais de TIC atualizados acerca dos softwares que podem ser utilizados pela Unicamp. “Além disso, em havendo demanda por parte das unidades e órgãos, nós promovemos a negociação com o setor privado, com vistas à elaboração de contratos mais vantajosos para a Universidade. A compra coletiva sai sempre mais barata que a aquisição individual”, ponderou.

Além de Pryjma, o outro palestrante do dia foi João Faria, diretor-sócio da SIA Sistemas de Informática e Automação, empresa que representa comercialmente a Wolfram Research no Brasil. O Café Cinfotec é realizado mensalmente. Os contatos podem ser feitos pelo e-mail: simoneft@unicamp.br.