Unicamp e CPFL estabelecem
acordo para veículo elétrico
17/12/2015 - 15:21
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A Unicamp estabeleceu um acordo com a CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz) para testar, como uma plataforma de ensino e pesquisa, as funcionalidades e eficácia de um veículo elétrico, que foi cedido pela empresa à Universidade. A parceria, que contempla a pesquisa e cooperação técnica e financeira, está diretamente relacionada ao conceito de laboratórios vivos (living lab), em que o veículo representa uma espécie de ecossistema de inovação aberto voltado à sustentabilidade.
O acordo foi assinado na manhã desta quinta-feira (18) pelo coordenador geral da Unicamp, Alvaro Penteado Crósta, e pelo vice-presidente de planejamento e gestão empresarial da CPFL, Wagner Luis de Freitas. Durante a cerimônia, a CPFL entregou o veículo, um Renault Fluence, à Universidade. A parceria prevê um eletroposto público, no bolsão de estacionamento da Central de Informações, para carregamento rápido da bateria do automóvel.
“É uma satisfação celebrar este acordo, sobretudo porque ele extrapola bastante a simples utilização do veículo elétrico. Trata-se de uma parceria que se insere no conceito de laboratórios vivos de pesquisa, em que ações operacionais se integram com atividades de ensino e pesquisa”, explicou o coordenador geral, Alvaro Crósta. Na oportunidade, ele representou o reitor José Tadeu Jorge.
O vice-presidente de planejamento e gestão empresarial da CPFL, Wagner Luis de Freitas, afirmou que a celebração do acordo é um marco. Wagner de Freitas ressaltou que as fontes alternativas de energia, como o carro elétrico, são o “supernegócio” para os próximos 40 anos.
“Como um grande player no setor de energia do Brasil, a preocupação da CPFL é fazer com que a mobilidade elétrica seja incentivada de modo a substituir os combustíveis fósseis, gerando menor emissão de poluentes e mais conforto aos usuários. Para isso nós temos um grande projeto de mobilidade elétrica e contamos com a Unicamp como nossa parceria, a melhor universidade do Brasil. Agradeço a direção da Universidade, os professores, alunos, funcionários e pesquisadores que estão colaborando com a CPFL”, acrescentou.
A celebração do acordo contou com a presença das pró-reitoras de Pesquisa, Gláucia Maria Pastore; de Desenvolvimento Universitário, Teresa Dib Zambon Atvars; do pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, João Frederico da Costa Azevedo Meyer; do assessor da Coordenadoria Geral da Universidade e especialista em transportes, Orlando Fontes Lima Júnior; do vice-reitor executivo de administração da Unicamp, Oswaldo da Rocha Grassiotto; e do diretor de estratégia e inovação da CPFL, Rafael Lazzaretti. Também prestigiaram, docentes, pesquisadores e funcionários das duas instituições.
A Unicamp é a maior parceira da CPFL desde 2001, conforme o diretor de estratégia e inovação, Rafael Lazzareti. Ele fez uma apresentação dos acordos em andamento entre as duas instituições, ressaltando, além do projeto dos veículos elétricos, os relacionados à geração de energia solar fotovoltaica, a produção de eletricidade a partir do biogás de vinhaça e a instalação de uma matriz de reuso e descarte limpo na CPFL.
Rede Internacional de Campus Sustentáveis
O coordenador geral da Unicamp, Alvaro Crósta, agradeceu a CPFL pelas parcerias, acrescentando que a Universidade avançou muito em 2015 no contexto da sustentabilidade. Crósta disse que em abril desde ano a Unicamp aderiu à Rede Internacional de Campus Sustentáveis (International Sustainable Campus Network- ISCN), criada pelo Fórum Global de Líderes Acadêmicos, que reúne as mais importantes universidades mundiais num esforço para avançar ações de sustentabilidade.
“Ao fazer isso, a Universidade se comprometeu com três princípios da carta desta rede: demonstrar respeito à natureza e à sociedade, fazendo com que questões relacionadas à sustentabilidade tornem-se parte integral do planejamento, construção, renovação e operação de edifícios no campus; definir metas e o desenvolvimento do plano diretor, incluindo questões tanto ambientais como sociais; e estabelecer que, para aliar a missão da universidade com o desenvolvimento sustentável, o ensino e a pesquisa devam ter as instalações físicas integradas ao conceito de ‘laboratórios vivos’ voltados à sustentabilidade”, explicou.
Ainda de acordo com ele, em setembro último, foi o criado o Sistema Gestor Universidade Sustentável e o seu órgão operacional, o Grupo Gestor. “Este sistema tem suas câmaras técnicas na área de gestão de energia, gestão de recursos hídricos, gestão de fauna e flora, ambiente urbano, gestão de resíduos, qualidade do ar e educação ambiental. Nós estamos, neste momento, no processo de implantação destas câmaras.”
Comentários
A CPFL desde 1997 desenvolve o carro a alcool
Acho muito bom que o carro elétrico vem tendo incentivo da UNICAMP. Só gostaria de destacar que desde 1997 a CPFL (quando era uma empresa estatal) vem desenvolvendo tecnologias para carros com combustíveis sustentáveis: a álcool (o primeiro carro a álcool produzido no Brasil foi desenvolvido pelo Eng. Hermes Hildebrand (meu pai)). Ele também realizou o projeto de carro a gás e iniciou o desenvolvimento do carro elétrico que, na ocasião, era inviável financeiramente. Parabéns a esta parceria que já deveria ter sido realizada a muito tempo.
Uma longa his´toria de pesquisas em VEs
A Unicamp através da FEEC, IFGW e FEM há muito pesquisa e desenvolve tecnologias voltadas a veículos elétricos (VE). Em torno de 1985 ocorreram as primeiras dissertações sobre o tema, a partir de projetos FINEP coordenados pelos professores Celso Bottura e Alvaro B. Palhares. Imagens daquele veículo elétrico podem ser vistas em:
https://www.youtube.com/watch?v=Gz9LZ8CsOtk
Posteriormente, o projeto VEGA, trouxe importantes desenvolvimentos realizados no Lab. de Hidrogênio, do IFGW, sob coordenação do Prof. Ennio Peres.
No início da presente década foram desenvolvidos na FEEC projetos e teses referentes a veículos elétricos que resultaram em veículos de elevado desempenho e também em versões comerciais (kart elétrico). Projetos de motocicletas elétricas, motores específicos para tração elétrica, sistemas de frenagem regenerativa, dentre outros, seguem sendo realizados na Unicamp.
Mais recentemente, estudantes e docentes FEEC, FEM e IFGW têm atuado no desenvolvimento do Fórmula SAE-Elétrico, veículo campeão em todas as provas nacionais e internacionais que participou.
Veja em: www.unicamperacing.com
Atualmente a FEEC desenvolve juntamente com empresas de distribuição de energia elétrica projetos de estudos do impacto de frotas de VEs nas redes de eletricidade.
Assim pode-se ver que é longa a tradição e o intenso o conhecimento desenvolvido na Unicamp ao longo de mais de três décadas na área de VEs.
O presente acordo com a CPFL insere-se nesse contexto, sendo muito bem vindo por todos que atuam nesse importante campo de desenvolvimento tecnológico.