Unicamp homenageia
grupo de aposentados

18/05/2016 - 15:16

A Unicamp, por meio da Diretoria Geral de Recursos Humanos (DGRH), promoveu na manhã desta quarta-feira (18) uma homenagem aos docentes e funcionários que se aposentaram entre os anos de 2013 a 2015. A cerimônia, denominada de “Sempre Amigos”, contou com a presença do reitor José Tadeu Jorge e foi realizada no Centro Cultural de Inclusão e Integração Social (CIS-Guanabara). Os aposentados receberam uma medalha como reconhecimento aos relevantes serviços prestados à Universidade.

Ao todo, foram homenageadas 809 pessoas, que fizeram sua carreira profissional nas diversas unidades e órgãos da Unicamp. “Este evento formaliza a gratidão da Universidade pelo trabalho realizado por vocês, que muito contribuiu para o desenvolvimento da instituição. Vocês deixam um importante legado de feitos e exemplos”, afirmou a coordenadora da DGRH, Maria Aparecida Quina de Souza.

Na mesma linha, o reitor Tadeu Jorge destacou a importância da contribuição dos homenageados à construção da Unicamp. De acordo com ele somente um aspecto pode explicar o fato de uma Universidade, que soma somente 50 anos de história, tenha alcançado destacada projeção nacional e internacional. “O único aspecto que pode explicar esse fenômeno são as pessoas”, disse.

O projeto de universidade formulado pelo professor Zeferino Vaz, continuou o reitor, estava muito à frente do seu tempo e somente pôde ser executado graças ao esforço daqueles que vieram trabalhar na instituição. “A célebre frase do professor Zeferino, segundo a qual uma universidade se faz com cérebros, cérebros e cérebros, está sendo reafirmada hoje, com este justo reconhecimento ao trabalho realizado por vocês. A Unicamp entende que seu maior patrimônio são as pessoas que a formam”, declarou.

Também estiveram presentes à cerimônia, que integrou as solenidades em comemoração aos 50 anos da Unicamp, a pró-reitora de Pesquisa, professora Gláucia Pastore; o coordenador-geral do Grupo Gestor de Benefícios Sociais (GGBS), Edison Lins; a coordenadora do Centro de Saúde da Comunidade (Cecom), Patricia Asfora Falabella Leme, e a coordenadora-executiva do Programa UniversIDADE, Alice Helena De Danielli.

Emoção e reencontros

Durante evento, muitos aposentados se emocionaram com a homenagem prestada pela Unicamp e também pela oportunidade de reencontrar ex-colegas de trabalho. “Eu não esperava esse tipo de reconhecimento. Estou muito feliz com a atitude da Universidade”, afirmou Edna Bombardi, que trabalhou por 28 anos na instituição. “Comecei no Caism, passei pela creche e encerrei minha carreira na Biblioteca Central. A Unicamp foi uma verdadeira mãe para mim”, considerou.

A professora Sonia Bergamasco, da Faculdade de Engenharia Agrícola, se disse muito honrada coma homenagem. Mesmo aposentada, ela continua atuando como docente voluntária e coordenando diversos projetos, entre eles o de qualificação de técnicos de extensão rural que atuam junto a agricultores familiares. “Estou aposentada, mas ainda não me despedi. E nem sei quando o farei”, pontuou. Ao final da cerimônia, a Orquestra Filarmônica de Violas de Campinas fez uma apresentação especial para os presentes.