Unicamp e Abec promovem
curso de editoração científica
23/06/2016 - 09:41
- Text:
- Images:
- Images Editor:
Desde a útima quarta-feira (22) até o dia 24 de junho, acontece no auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp o XXIV Curso de Editoração Científica e o IX Seminário Satélite para Editores Plenos. O evento faz parte das comemorações dos 50 anos da Unicamp e é promovido pela Escola de Educação Corporativa (Educorp) da Universidade e pela Associação Brasileira de Editores Científicos (Abec). A abertura aconteceu no dia 22 (quarta-feira), pela manhã, e reuniu em torno 350 participantes.
“A Abec completou 30 anos e é um privilégio participar das comemorações dos 50 anos da Unicamp. Em 2016, diversas revistas brasileiras tiveram seu fator de impacto elevado e isso tem efeito direto ou indireto pelo trabalho que a Associação vem desenvolvendo ao longo dos anos”, disse Rui Seabra Ferreira Jr., presidente da Abec. Ele aproveitou a abertura do evento para divulgar recentes realizações da Associação, como a publicação do Guia do Usuário do Digital Object Identifier (DOI).
Maurício Calixto de Andrade, diretor da Educorp, disse que esses três dias serão importantes para a construção do conhecimento necessário a fim de enfrentar as exigências da comunidade científica internacional para publicação de artigos científicos. “O alto nível do curso proporcionará aos participantes as metodologias e ferramentas técnicas para agregar maior qualidade e dar visibilidade aos periódicos brasileiros”, comentou Maurício.
O diretor da FCM, Ivan Felizardo Contrera Toro, afirmou que a produção do conhecimento é tão relevante quanto a formulação desse conhecimento. “Se ele não for bem transmitido, vai gerar uma série de mal-entendidos e gastos desnecessários. A tarefa de vocês é muito importante”, ponderou Ivan.
O coordenador geral da Unicamp, Alvaro Penteado Crósta, destacou em sua fala que, no Brasil, a geração do conhecimento ocorre principalmente nas universidades públicas. A Unicamp, como iniciativa recente, revelou, lançou um portal para a publicação de seus próprios periódicos eletrônicos. “A produção do conhecimento precisa ser difundida, e é isso que as revistas científicas fazem. O que mudou nos últimos anos foram as fronteiras. Nosso objetivo é divulgar nossas pesquisas para o mundo. É uma honra para a Unicamp hospedar eventos dessa natureza”, finalizou Crósta.
Veja a programação do evento.