Galeria expõe artes visuais
do Feia até 30 de setembro
22/09/2016 - 10:47
- Text:
- Images:
- Images Editor:
A Galeria do Instituto de Artes – Gaia – recebe a exposição “A Pessoa que Contesta”, que entrou em cartaz nesta quarta-feira (21) e faz parte da programação do 17º Festival do Instituto de Artes (Feia). A mostra tem como objetivo debater a postura do artista perante a crise política e social e o atual cenário conjuntural do Brasil.
Os trabalhos foram selecionados pela equipe de curadoria ao longo de quase seis meses e foram priorizados artistas que tentam fugir das linguagens tradicionais das artes plásticas. Obras como instalações, vídeo-arte, fotografia, cartazes, pôsteres e performances fazem parte da mostra, buscando evitar a discussão isolada e buscando o trânsito e as relações entre as diferentes linguagens. Ao todo quatorze artistas plásticos foram selecionados para expor, além de serem convidados os coletivos Ô Xavante e MIA - Núcleo de Mulheres do Instituto de Artes.
Também está sendo exposta uma série de cartazes que fazem parte do movimento “Arte pela Democracia”, criado e difundido por diversos artistas que atuam pelo país na defesa das liberdades democráticas e que são disponibilizados para serem livremente usados em manifestações.
A curadoria da mostra de artes visuais da 17º Feia também foi responsável por outros eventos que fazem parte da programação do festival, como a biblioteca de publicações de livros de artistas independentes, a mostra de performance, a oficina de portfólio e a mesa “O Feminismo e o Queer na Arte” realizada no dia 20.
A mostra de performances ocorreu ao longo da tarde na Gaia e em outros locais do campus, e contou com seis artistas selecionados e tendo o performer mexicano Fausto Garcia como artista convidado.
Agenda
Exposição "A pessoa que contesta" do 17º Feia estará em cartaz entre os dias 21 a 30 de setembro nas salas 1 e 2 da Galeria do IA, de segunda a sexta-feira, das 9 às 17h. A Gaia está localizada no térreo do prédio da Biblioteca Central “Cesar Lattes”, na Rua Sérgio Buarque de Hollanda e a entrada é franca.
Artistas: Amanda Falcão, Ana Palindrômica, Andrea D'Amato, Bruno Costa, Caio Paraguassu, Debbie Garcia, Felipe Queiroz Corrêa e Castro, Isadora Panachão, João Almeida, Leonardo Lina, Lilian Walker, Marta Montagnana, Rafael Ghiraldelli, Sophia Pinheiro
Artistas Convidados: Coletivo Ô Xavante, Coletivo MIA - Núcleo de Mulheres do Instituto de Artes
Equipe Curatorial: Allan Yzumizawa, Cacau Torres, Caroline Heldes, Fernanda Grigolin, Tiago Bassani, Verônica Beutner.
Maiores informações: