Unicamp participa
da Semana de C&T
17/10/2016 - 11:30
- Text:
- Images:
- Images Editor:
O Museu Exploratório de Ciências da Unicamp deu início nesta segunda-feira (17) a uma ampla programação em comemoração à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que se estenderá até o dia 23. As atividades compreendem a realização de exposições, oficinas e também de um colóquio que discutirá “O papel do Museu de Ciências na educação científica de jovens”. Além do Museu, participam da organização das ações da SNCT em Campinas a Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP) e o Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor).
De acordo com o professor André Santanchè, diretor educacional do Museu, o objetivo das ações é promover a aproximação da ciência e da tecnologia da população em geral e das escolas de ensino fundamental e médio em particular. “Por isso preparamos uma programação bem interessante ao longo da semana, todas gratuitas”, informa. Quem for ao Museu, por exemplo, poderá visitar as exposições “Cor da Luz”, “Pátio Tempo Clima” e “Praça Tempo Espaço”, que são monitoradas.
Nos dias 22 e 23, a partir das 19h, haverá, também no Museu, uma atividade de observação dos astros. “Além disso, o nosso Caminhão Oficina Desafio estará visitando os campi da Unicamp em Limeira e Piracicaba, levando muita informação para o público interessado”, acrescenta Santanché. Também há atividades programadas, em parceria com a Prefeitura de Campinas, para o Museu Dinâmico de Ciências, que fica no localizado no Parque Portugal (Lagoa do Taquaral).
Lá, vão acontecer a mostra de ciência "Conhecer para Preservar" e as exposições "Jogos de Luz" e "Energia Que Move", as duas primeiras com participação do Labjor. O diretor educacional do Museu de Ciências da Unicamp observa que algumas atividades têm vagas limitadas, e por isso é recomendável que os interessados façam inscrição com antecedência, por meio deste endereço eletrônico, onde também consta toda a programação da SNCT.
Colóquio
Uma das atividades mais importantes da SNCT, conforme Santanché, é o colóquio que debaterá "O papel do Museu de Ciências na educação científica de jovens", que ocorrerá no dia 20, entre 17h e 19h, no auditório do Instituto de Economica (IE). A palestra de abertura será ministrada pela professora Cláudia Barreiros Macedo de Faria, da Universidade de Lisboa, que falará sobre "Museus de Ciências e Escolas: Um diálogo Possível?".
“Este colóquio é muito importante porque ele faz parte do esforço empreendido pelo Museu de promover a aproximação da ciência dos estudantes das escolas de ensino fundamental e médio, as públicas em particular. Um dos modos de se fazer isso é convidando os professores dessas unidades de ensino a refletirem sobre as possibilidades de ações conjuntas entre os museus de ciências e as escolas”, pontua Santanché.
Histórico
A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) foi estabelecida por decreto em 9 de Junho de 2004. É realizada sempre no mês de outubro sob a coordenação do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), com a colaboração dos estados, municípios, agências de fomento, institutos de pesquisas e universidades. Na Unicamp, a organização é feita pela PRP, que também criou um site com informações sobre as atividades.
Este ano, o tema da SNCT, que completa 13 edições, é “Ciência Alimentando o Brasil". A escolha foi baseada na decisão da Assembleia Geral das Nações Unidas, que proclamou 2016 como o Ano Internacional das Leguminosas (AIL). A propósito do tema, o Museu Exploratório de Ciências da Unicamp está realizando uma competição para estudantes, o Grande Desafio 2016, voltado para o plantio de leguminosas em um ambiente urbano.