Unicamp
sobre o seu

31/10/2016 - 15:48

Professor Cesar Pagan, coordenador do projeto

A Unicamp promove no próximo dia 16 de novembro um seminário sobre o seu Plano Diretor Participativo. O encontro, intitulado "Plano Diretor Participativo da Unicamp: conhecendo as experiências de outras universidades", acontece a partir das 14 horas, no Centro de Convenções da Universidade.

Na oportunidade serão apresentadas diversas experiências de construção de planos diretores em universidades brasileiras. Haverá a presença dos palestrantes convidados, Luiz Augusto F. Rodrigues, professor da Universidade Federal Fluminense (UFF); Luciana Schenk, docente da Universidade de São Paulo (USP/São Carlos); e Ivan Ferreira Carmo, pró-reitor de Gestão e Governança da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A abertura do evento será feita pelo coordenador geral da Universidade, Alvaro Penteado Crósta..

No seminário também serão apresentados os fundamentos propostos para a elaboração do Plano Diretor da Unicamp, seguido de um debate com a participação do público presente.

Segundo o professor Cesar Pagan, assessor da Coordenadoria Geral da Universidade (CGU) e coordenador do projeto, a elaboração de um plano diretor que seja efetivo deve tomar como fundamentos uma ampla participação da comunidade, a absoluta transparência nas informações fornecidas durante todo o processo e o compromisso dos gestores na realização daquilo que foi produzido com a contribuição de todos.

“Elaborar um plano diretor nesses moldes não é uma tarefa simples. Portanto, conhecer experiências de outras universidades, principalmente, a partir do olhar de quem participou do processo, será de grande auxílio para o projeto da Universidade”, acrescentou.

O professor Cesar Pagan informa ainda que a proposta metodológica, por enquanto restrita ao campus de Barão Geraldo, foi discutida preliminarmente e referendada pelo Grupo Interdisciplinar de Suporte à elaboração do Plano Diretor do Campus-Sede da Unicamp (GIS), composto por 15 professores e funcionários da Universidade. O seminário, organizado pela CGU, é aberto a professores, alunos e funcionários. Pré-inscrições podem ser feitas pelo e-mail planodiretor@unicamp.br.