Comunicado da Unicamp à Comunidade Acadêmica
Diante do prolongamento da greve nacional dos caminhoneiros, que desde a ultima segunda-feira (21) afeta o abastecimento a nível nacional, a maior parte dos fornecedores de bens e serviços da Unicamp informou que, enquanto perdurar o movimento, não há garantia de atendimento às demandas da Universidade para o bom funcionamento da infraestrutura nos campi de Campinas, Piracicaba e Limeira.
Os setores que devem ser mais afetados, já nas próximas horas, são o sistema de ônibus (fretados, circular interno e circular moradia) e o sistema de abastecimento dos restaurantes universitários.
Devido a estes fatos, a Administração Central da Universidade resolveu suspender todas as atividades acadêmicas, incluindo-se graduação, pós-graduação e extensão, na próxima segunda-feira, dia 28/05/2018, observando-se as seguintes determinações:
1. Durante este período deverão ser mantidas, dentro das possibilidades, as atividades da Administração Central e as atividades assistenciais da Área da Saúde.
i. Os responsáveis pelas diferentes unidades da Área de Saúde terão autonomia para organizar da melhor maneira possível as suas unidades de maneira a preservar a continuidade do atendimento.
2. Os responsáveis pelas diferentes unidades de Ensino e Pesquisa terão autonomia para organizar da melhor maneira possível as suas atividades de maneira a preservar aquelas consideradas essenciais.
i. Caberá aos diretores de unidade decidir sobre a manutenção ou adiamento de atividades relacionadas a bancas de teses e similares.
ii. Ressalta-se que, neste momento, a suspensão das aulas não causará nenhum prejuízo ao cumprimento do calendário letivo.
3. Estão suspensas temporariamente todas as atividades que envolvam a necessidade do transporte terceirizado.
Serviços de saúde
Apesar do esforços que serão realizados para preservar o atendimento nos serviços de saúde da Unicamp, a greve dos caminhoneiros poderá provocar dificuldades adicionais aos prestadores de serviços e fornecedores do setor, impondo condições limitadas para o atendimento à população.
Diante desse cenário, a Administração Central orienta a população a buscar atendimento nas unidades de saúde da Unicamp somente em situações de emergência.
Durante esse período, a Administração Central estará acompanhando de perto a evolução do movimento dos caminhoneiros e manterá a comunidade da Unicamp informada sobre novos desdobramentos.
Administração Central da Unicamp
Campinas, 25 de maio de 2018