Jornal do Brasil
10 de abril - Reitores de universidades públicas sediadas nos países que integram o Mercado Comum do Cone Sul (Mercosul) estão reunidos na Unicamp, de hoje até sexta-feira, para discutir estratégias de cooperação e políticas nacionais em ciência e tecnologia. O encontro está marcando a 35ª Reunião do Conselho de Reitores da Associação de Universidades do Grupo de Montevidéu (AUGM), entidade que congrega 15 universidades sediadas no Brasil, Argentina, Chile, Uruguai e Paraguai. Como parte do evento, ocorrerá, no dia 11, o seminário ´´Políticas e Estratégias em Ciência e Tecnologia nos Países do Mercosul.
Revista Fapesp
9 de abril - Sai o primeiro volume da coleção que descreve as 1.067 espécies de plantas de Grão-Mogol, em Minas Gerais. Participaram equipes do Instituto de Botânica da Secretaria de Estado do Meio Ambiente de São Paulo, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), da Universidade Federal de Minas Gerais e do Royal Botanic Gardens, de Kew, Inglaterra.
O Estado de S. Paulo
10 de abril - O menino chinês de 4 anos, internado no Hospital das Clínicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) com suspeita de Síndrome Respiratória Aguda Severa (Sars), desde segunda-feira, recebeu alta ontem.
Folha de S. Paulo
10 de abril - Não é preciso representar para trabalhar diretamente no ambiente do teatro, da televisão e do cinema. Segundo Verônica Fabini, coordenadora pedagógica do curso da Unicamp, a graduação em artes cênicas é diferente de um curso técnico ou de um cursinho de teatro, pois, além de treinar a representação, é dado ao aluno instrumentos para que ele possa pesquisar o assunto.
qJornal da Tarde
n8 de abril - Além dos hospitais São Paulo, da Unicamp e do Servidor Público Estadual, o Emílio Ribas anunciou ontem que também poderá receber pacientes contaminados com a pneumonia asiática.
Correio Popular
10 de abril - Professor apresenta projeto que prevê a utilização de gás metano retirado do Delta 1 para mover Estação de Tratamento de Esgoto. A idéia ousada, que tem orçamento de implantação variando entre R$ 12 milhões e R$ 15 milhões, foi apresentada na tarde de ontem pelo professor de Engenharia Ambiental, Marcos Eduardo Gomes Cunha, durante o seminário internacional Avaliação de Terrenos e Uso Sustentável de Recursos: Situação da Região Metropolitana de Campinas, realizado na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
O Globo
10 de abril - A superioridade militar dos EUA não deixava dúvidas sobre o resultado da guerra contra o Iraque, mas a rapidez da conquista da capital impressionou a opinião pública mundial. E os 12 anos de sanções enfraqueceram ainda mais o país. Se era fraco em 91, era uma nulidade agora. E também havia uma diferença tecnológica gigantesca explicou o almirante Armando Vidigal, membro do Núcleo de Estratégia da Unicamp e do Centro de Estudos de Política e Estratégia da Escola de Guerra Naval.
Portal IG
10 de abril - Iniciativa que se repete a cada dois anos, a próxima Campanha da Voz será realizada nos dias 12 a 16 de abril, a partir das 9 horas, no ambulatório de Otorrinolaringologia do HC (2o andar), coordenada pelo médico Carlos Chone. Como parte dos trabalhos, mais de 30 médicos e equipe paramédica estarão envolvidos no atendimento aos pacientes encaminhados dos Postos de Saúde com histórico para investigação detalhada. Os pacientes passarão por exame físico, que incluirá uma análise preliminar da qualidade vocal e uma avaliação da região das cordas vocais, feita por fonoaudiólogos da Unicamp.
10 de abril - Qualquer atividade tem como condição de possibilidade os gestos do artista, seus afetos, os atos do seu corpo e os movimentos expressivos do ego. Baseado nesta
afirmativa, o antropólogo francês Stéphane Malysse propôs a 25 alunos do curso de pós-graduação em Multimeios da Unicamp uma investigação sobre a aplicação da antropologia à arte, convidando cada um a tratar o corpo como objeto de arte
Painel da semana
Cognição 1a Conferência Lingüística e Cognição dias 22 a 24 (terça a quinta-feira), no Instituto de Estudos da Linguagem. Trata-se de um evento científico internacional com a presença de renomados pesquisadores nacionais e estrangeiros. Os temas abordados estão relacionados às contribuições e as reflexões do campo lingüístico e à problemática cognitiva. Também está na proposta, a discussão para identificar a inserção da lingüística na agenda atual dos estudos sobre cognição. Informações: www.unicamp.br/iel/linguisticaecognicao/index.htm.
Museus O Departamento de Geociências Aplicadas ao Ensino do Instituto de Geociências, promove dia 22 (terça-feira) a palestra Os públicos de museus de ciência, arte e história: resultados preliminares de pesquisa, que será apresentada pela pós-doutoranda e professora Adriana Mortara, às 9 horas, no Auditório do Instituto de Geociências. Informações 37884568.
Mudanças climáticas A Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP), promove dia 23 (quarta-feira), das 8h às 12h, o seminário Mudanças climáticas e mecanismos de mitigação, coordenado por Carlos Clemente Cerri, da CENA/USP. Nesse seminário serão discutidas as principais mudanças climáticas e suas conseqüências, bem como os mecanismos de mitigação. Inscrições gratuitas e informações: Embrapa Meio Ambiente por email: sac@cnpma.embrapa.br ou por telefone 19.3867.8710.
Agronegócio Acontece dias 23 e 24 (quarta e quinta-feira) o 2o Seminário A Universidade e o Agronegócio Brasileiro. Os temas abordados pretendem aprofundar a discussão e propiciarão o estabelecimento de prioridades nas ações para este setor. Informações e inscrições: www.fea.unicamp.br, e-mail: diretor@fea.unicamp.br ou pelo telefone (19) 3788-4097.
Aniversário A Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP), da Unicamp, comemora no dia 21 de abril 46 anos, assim como 26 anos de inauguração do Campus na Avenida Limeira, 901. No dia 24 (quinta-feira), às 10 horas, o vice-reitor da Unicamp, professor José Tadeu Jorge, estará proferindo a Aula Magna, no Salão Nobre da FOP.
¢Colóquio IFGW Palestra Utilização de aceleradores em sistemas subcríticos para geração de energia e queima de resíduos nucleares. A situação mundial e uma proposta de programa de P& D nacional, com professor José Rubens Maiorino, diretor de Projetos Especiais do IPEN São Paulo, no dia 24 (quinta-feira), às 16 horas, no Auditório do instituto.
Carandiru Os autores do livro Sobrevivente Andre du Rap do massacre do Carandiru, Bruno Zeni e André du Rap, estarão no Auditório do IEL, no dia 24 (quinta-feira), às 14 horas. A publicação foi lançada no ano passado e narra tanto o triste e famoso massacre do Carandiru, quando 111 prisioneiros foram assassinados pela policia que invadiu o presídio, como também a vida de André du Rap, antes durante e depois da prisão. O evento é promovido pelo Departamento de Teoria Literária e a entrada é aberta ao público em geral. Outras informações: telefone (19) 3788-1520.
Alca O Centro Acadêmico dos Estudantes de Economia (Caeco), com apoio do DCE realiza no dia 24 (quinta-feira), o seminário Alca e a Sociedade Brasileira. O objetivo é debater os impactos sócio-econômicos da implantação da Alça a partir da ótica de diferentes setores da sociedade. O evento é aberto a todos os interessados e acontece no Auditório do Instituto de Economia, às 9h30. Informações: André Calixtre, e-mail calixtre@eco.unicamp.br ou Fábio, e-mail: fmbueno@eco.unicamp.br.
Mini Baja De 24 a 27 (quinta-feira a domingo) acontece em Piracicaba a Competição SAE BRASIL de Mini Baja. Em sua 9a. edição, a competição é considerada uma fomentadora de talentos, ao fornecer engenheiros qualificados para as principais indústrias do setor automobilístico do País. A Unicamp participará da competição com 2 equipes. Como prêmio, as duas primeiras colocadas na classificação geral participaram da SAE MidWest Mini Baja Competition, nos EUA, que será realizada de 5 a 8 de junho e reunirá mais de 100 escolas de engenharia do mundo todo. Mais informações: www.saebrasil.org.br.
Gestação A escritora Rose Marie Muraro lança, no dia 25 (sexta-feira), na Unicamp o livro Um mundo novo em gestação, pela Editora Verus. A autora também fará uma palestra no mesmo dia, das 12h30 às 15 horas, no Auditório do Instituto de Artes. A autora nasceu em 11 de novembro de 1930 praticamente cega, mas tornou-se uma das mais brilhantes intelectuais. Há pouco tempo, Rose Marie Muraro desafiou seus próprios limites quando, aos 66 anos, recuperou a visão com uma cirurgia e viu seu rosto pela primeira vez. Informações: 3788-5120.