Christiano Lyra
assume na Engenharia Elétrica
A renovação do quadro docente da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC) prevista para os próximos anos está entre as principais metas do novo diretor, professor Christiano Lyra. Ele assumiu a direção da Unidade, juntamente com o professor João Marcos Travassos Romano, no último dia 16 de abril, em substituição ao professor Léo Pini Magalhães. As eleições ocorreram em março de 2003 e tiveram a participação de apenas uma chapa para renovação da diretoria. Os novos diretores devem permanecer no cargo até abril de 2007.
Lyra esclarece que grande parte dos professores na ativa começou a carreira acadêmica no início da Faculdade. Segundo suas estimativas, em aproximadamente dez anos deverá ocorrer uma mudança quase completa do quadro. "Até o final da gestão, os pedidos de afastamentos por aposentadoria devem ficar mais fortes", lamenta. O novo diretor justifica sua preocupação porque reconhece o padrão de qualidade alcançado pelos cursos de engenharia elétrica e engenharia da computação ao longo dos anos, o que faz da FEEC uma escola especial. "Por isso percebo o peso em manter este padrão, tanto no ensino como na pesquisa".
Outro desafio importante da gestão será a captação de recursos para financiamento de pesquisas. Segundo Lyra, os drásticos cortes nos valores repassados para bolsas e despesas administrativas dos pesquisadores constitui um sério problema para a administração. Neste caso, o novo diretor assume o compromisso de se empenhar em tentar reverter a situação. Ele acredita que será possível minimizar o problema com algumas ações diretas junto aos órgãos financiadores. "Pretendo ocupar muito tempo com financiamentos".
Em todas as propostas, o novo diretor faz questão de enfatizar que o trabalho será em harmonia. Para isso ele deve recorrer ao espírito de companheirismo e ajuda mútua, que em sua opinião sempre esteve presente entre a comunidade da faculdade. "Queremos continuar crescendo em equilíbrio com todas as áreas".
Currículo - Em sua carreira acadêmica na Unicamp, desde agosto de 1978, Lyra já ocupou os cargos de chefia de departamento, coordenador de pós-graduação, representante da faculdade na Câmara de Administração (CAD), presidente e membro da Comissão de Avaliação da Carreira de Funcionários não-docentes, e presidente da comissão de Avaliação e Contratação de Docentes. Desde 1994, é professor titular do Departamento de Engenharia de Sistemas. Também é bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq e membro sênior da sociedade científica IEEE (Institute of Electrical and Eletronics Engineers). O diretor associado, professor João Marcos Travassos Romano, está na Unicamp desde 1977, quando fez o curso de graduação em engenharia elétrica. Fez mestrado também na Unicamp e doutorado na Universidade de Paris-XI. Em 1988 passou a fazer parte do corpo docente da FEEC, onde é desde 1999 professor titular do Departamento de Comunicações. Atualmente é presidente da Sociedade Brasileira de Telecomunicações.