| Edições Anteriores | Sala de Imprensa | Versão em PDF | Enquete | Portal Unicamp | Assine o JU | Edição 210 - 22 de abril a 4 de maio de 2003
.. Leia nessa edição
Capa
Comentário
Agricultura
Poluição
Sucessão na SBPC
Novo diretor da FEEC
Superlaboratório

Violência sexual

Mercosul
Mapeamento genético
Flora nativa
Ary Barroso
Unicamp na Imprensa
Painel da semana
Oportunidades
Teses da Semana
Lançamento
Dascal
Andreas Vesalius
 

4

Christiano Lyra
assume na Engenharia Elétrica

O professor Christiano Lyra: mandato vai até abril de 2007A renovação do quadro docente da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC) prevista para os próximos anos está entre as principais metas do novo diretor, professor Christiano Lyra. Ele assumiu a direção da Unidade, juntamente com o professor João Marcos Travassos Romano, no último dia 16 de abril, em substituição ao professor Léo Pini Magalhães. As eleições ocorreram em março de 2003 e tiveram a participação de apenas uma chapa para renovação da diretoria. Os novos diretores devem permanecer no cargo até abril de 2007.

Lyra esclarece que grande parte dos professores na ativa começou a carreira acadêmica no início da Faculdade. Segundo suas estimativas, em aproximadamente dez anos deverá ocorrer uma mudança quase completa do quadro. "Até o final da gestão, os pedidos de afastamentos por aposentadoria devem ficar mais fortes", lamenta. O novo diretor justifica sua preocupação porque reconhece o padrão de qualidade alcançado pelos cursos de engenharia elétrica e engenharia da computação ao longo dos anos, o que faz da FEEC uma escola especial. "Por isso percebo o peso em manter este padrão, tanto no ensino como na pesquisa".

Outro desafio importante da gestão será a captação de recursos para financiamento de pesquisas. Segundo Lyra, os drásticos cortes nos valores repassados para bolsas e despesas administrativas dos pesquisadores constitui um sério problema para a administração. Neste caso, o novo diretor assume o compromisso de se empenhar em tentar reverter a situação. Ele acredita que será possível minimizar o problema com algumas ações diretas junto aos órgãos financiadores. "Pretendo ocupar muito tempo com financiamentos".

Em todas as propostas, o novo diretor faz questão de enfatizar que o trabalho será em harmonia. Para isso ele deve recorrer ao espírito de companheirismo e ajuda mútua, que em sua opinião sempre esteve presente entre a comunidade da faculdade. "Queremos continuar crescendo em equilíbrio com todas as áreas".

Currículo - Em sua carreira acadêmica na Unicamp, desde agosto de 1978, Lyra já ocupou os cargos de chefia de departamento, coordenador de pós-graduação, representante da faculdade na Câmara de Administração (CAD), presidente e membro da Comissão de Avaliação da Carreira de Funcionários não-docentes, e presidente da comissão de Avaliação e Contratação de Docentes. Desde 1994, é professor titular do Departamento de Engenharia de Sistemas. Também é bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq e membro sênior da sociedade científica IEEE (Institute of Electrical and Eletronics Engineers). O diretor associado, professor João Marcos Travassos Romano, está na Unicamp desde 1977, quando fez o curso de graduação em engenharia elétrica. Fez mestrado também na Unicamp e doutorado na Universidade de Paris-XI. Em 1988 passou a fazer parte do corpo docente da FEEC, onde é desde 1999 professor titular do Departamento de Comunicações. Atualmente é presidente da Sociedade Brasileira de Telecomunicações.

SALA DE IMPRENSA - © 1994-2003 Universidade Estadual de Campinas / Assessoria de Imprensa
E-mail: imprensa@unicamp.br - Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Barão Geraldo - Campinas - SP