Especialistas debatem proteção de propriedade intelectual
e licenciamento e transferência de tecnologia, entre outros temas
Inovação é tema de
seminário franco-brasileiro
MANUEL ALVES FILHO
A Unicamp promoverá entre os dias 4 e 6 de abril o “Seminário Franco-Brasileiro de Inovação - Experiências e Redes de Cooperação”. O evento, co-organizado pelo Consulado Geral da França, reunirá especialistas dos dois países para debater temas como transferência de tecnologia, criação de empresas oriundas de instituições científicas e de pesquisas, proteção da propriedade intelectual, licenciamento de tecnologias, entre outros. Os objetivos do encontro, conforme um dos seus organizadores, o diretor-executivo da Agência de Inovação da Unicamp (Inova), professor Roberto de Alencar Lotufo, são estimular a troca de experiências entre instituições brasileiras e francesas e estabelecer um ambiente propício à formulação de possíveis parcerias.
De acordo com o diretor-executivo da Inova, a iniciativa para a realização do seminário partiu do Consulado Geral da França, que convidou a Unicamp para participar da sua organização. Lotufo destaca que a colaboração é o resultado de uma série de fatores. Um deles remete à antiga e profícua relação entre Brasil e França, inclusive na área científica. Tem a ver também com o fato de a Lei de Inovação brasileira, assinada em dezembro do ano passado e atualmente em fase de regulamentação, ter sido parcialmente inspirada na legislação francesa. A Unicamp foi convidada para sediar este evento também pelos significativos resultados de parcerias articulados pela Inova em 2004. “O encontro será uma excelente oportunidade para conhecermos os resultados da experiência conduzida na França, o que fornecerá subsídios para refletirmos sobre os nossos desafios”, diz.
Durante o evento, a diretora de Propriedade Intelectual, Parcerias e Projetos Colaborativos da Inova, Rosana Di Giorgio, falará sobre a experiência da Unicamp em relação à transferência de tecnologia. Lotufo destaca, porém, que a Universidade não será a única a abordar o tema. “Teremos o mesmo espaço de outras instituições que lidam com a questão do licenciamento”. Um aspecto considerado importante por ele está justamente na oportunidade de reunir, ao longo do seminário, diferentes núcleos de inovação. O docente adianta que uma das propostas a serem debatidas é a criação de uma rede nacional composta por estes organismos, a exemplo do que ocorre em outros países. “Atualmente, nós temos redes estaduais e regionais. Penso que será uma boa oportunidade para discutirmos a viabilidade de estabelecermos algo de maior abrangência”.
O “Seminário Franco-Brasileiro de Inovação - Experiências e Redes de Cooperação” ocorrerá no Centro de Convenções da Unicamp. O evento, lembra o titular da Coordenadoria de Relações Institucionais e Internacionais (Cori), professor Luis Cortez, membro da comissão executiva do encontro, é voltado a profissionais ligados a núcleos de inovação (universidades, instituições científicas e empresas), entidades de fomento à pesquisa e à inovação, incubadoras de empresas e empresas inovadoras. As palestras terão tradução simultânea. Também participaram da organização do seminário as seguintes instituições: Rede CURIE, Sistema FIESP/CIESP, USP, ANPEI e IPT, com apoio da Fapesp. Outras informações podem ser obtidas no seguinte endereço eletrônico: http://www.cori.unicamp.br/frabra2005/.