Academia Brasileira de
Ciências elege Leôncio
Rodrigues e Carol Collins
ISABEL GARDENAL
O cientista político da Unicamp Leôncio Martins Rodrigues e a química Carol Hollingworth Collins são os novos membros titulares da Academia Brasileira de Ciências (ABC). Eles foram eleitos na Assembléia Geral do último dia 28. A posse acontece no mês de maio. Leôncio foi eleito para a área de ciências humanas e Carol para a área de ciências químicas. A bancada da Unicamp na ABC será composta agora por 18 membros (veja quadro).
Leôncio, agora aposentado, foi professor titular do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Unicamp. Sua produção científica tem trazido muitas contribuições a questões como partido, ideologia e composição social; destino do sindicalismo; força sindical; militantes e a ideologia, alguns dos temas de livros de sua autoria. “A situação atual e perspectivas do sindicalismo brasileiro” é o nome de um projeto que Leôncio desenvolveu colaborativamente com a fundação estrangeira Rockefeller. “Recebi com surpresa a notícia para integrar a ABC. Somente posso dizer que fico orgulhoso por isso”, afirma Leôncio.
Carol Hollingworth Collins é professora aposentada, hoje atuando como colaboradora voluntária. É titular do Instituto de Química (IQ) e integra o grupo de pesquisas em Cromatografia líquida: fases estacionárias. É autora de seis livros e de patente intitulada “Processo para obtenção de fases estacionárias para cromatografia líquida de alta eficiência baseado em polissiloxanos adsorvidos e imobilizados na superfície da sílica porosa: desenvolvimento de técnica”. Para Carol, ser membro da ABC é uma distinção honrosa em sua carreira. Mas, lembra, “é resultado de um trabalho que temos realizado ao longo destes anos”, acredita.
Atualmente, a ABC reúne membros em 11 áreas especializadas, sendo elas ciências matemáticas, ciências físicas, ciências químicas, ciências da terra, ciências biológicas, ciências biomédicas, ciências da saúde, ciências agrárias, ciências da engenharia, ciências humanas e membros estrangeiros. A Academia tem desempenhado papel relevante em várias atividades ligadas à ciência no Brasil, liderando e influenciando na criação de diversas instituições, viabilizando publicações científicas, desenvolvendo programas e eventos científicos, estabelecendo convênios internacionais e disponibilizando recursos para a sociedade acadêmica.