Oscar Niemeyer é
honoris causa da Unicamp
A Unicamp entregou no último dia 18, no Rio de Janeiro, o título de doutor honoris causa ao arquiteto Oscar Niemeyer. A cerimônia, presidida pelo ex-reitor Carlos Henrique de Brito Cruz, aconteceu no escritório de Niemeyer, na avenida Atlântica. O arquiteto declarou-se "muito honrado" com o título e elogiou a Unicamp como "uma das boas universidades públicas brasileiras".
Brito Cruz disse a Niemeyer que a Unicamp também se sentia honrada por ele ter aceito a homenagem. O ex-reitor relatou a iniciativa da Universidade em criar, há oito anos, um curso de arquitetura. O arquiteto destacou a importância de se oferecer aos jovens uma educação abrangente, com aspectos culturais e éticos, não só na área de arquitetura mas em todas as profissões.
A concessão do título a Niemeyer foi aprovada pelo Conselho Universitário (Consu) em 25 de setembro de 2001. Aos 97 anos, o arquiteto continua na ativa. Antes de receber o título da Unicamp, trabalhava em mais um de seus projetos, com a ajuda de colaboradores. "O Brasil precisa de mais educação para os jovens, para que possa vencer os enormes desafios nacionais", disse ele ao receber a honraria.
Oscar Niemeyer foi o autor do anteprojeto do Centro Técnico Aeroespacial (CTA), em São José dos Campos. Ele revelou ao professor Brito Cruz que, na época, militares pretenderam desclassificar seu trabalho por ele ser comunista. Seu trabalho de maior repercussão, porém, foi o projeto de construção de Brasília, juntamente com Lúcio Costa. O arquiteto também assina outras importantes obras no Brasil e no exterior.
Além de Brito Cruz, a Unicamp esteve representada no Rio de Janeiro pelo professores Renato Atílio Jorge, chefe de Gabinete da Reitoria; Marilda Solon Teixeira Bottesi, chefe de Gabinete Adjunto, Marco do Valle, do Instituto de Artes; e Vanessa Gomes da Silva, coordenadora do curso de graduação da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo.