Unicamp na Mídia
Folha de S. Paulo
4 de abril - A explosão da bateria de um celular está relacionada a vários motivos, explicam os especialistas. Mas é possível reduzir os riscos de acidente com cuidados simples, como não deixar a bateria no calor, não colocá-la em contato com a água e evitar a entrada de sujeiras, que podem evitar um curto-circuito que cause a explosão. Há 87 milhões de celulares em circulação no Brasil, segundo o Ibope. “O número de explosões é pequeno e o que pode estar acontecendo é a fabricação de baterias fora das especificações”, diz o professor da Faculdade de Engenharia Elétrica e Computação da Unicamp, Vitor Baranauskas. “O que recomendo, para que não ocorram problemas maiores, é que as pessoas nunca coloquem o celular para carregar perto de locais inflamáveis, como móveis. Assim, incêndios são evitados.”
5 de abril - As pessoas que sofrem de Transtorno de Identidade Sexual são, basicamente, conhecidas como transexuais. Elas nascem com um sexo definido, sem nenhum tipo de anomalia, mas sua identidade é do sexo oposto. Além disso, é preciso uma preparação de dois anos, com profissionais, como um psiquiatra e um cirurgião. Paulo Dalgalarrondo, professor livre-docente de psiquiatria da Unicamp, diz que cerca de 95% dos pacientes ficam satisfeitos com a mudança.
Correio Popular
5 de abril - O primeiro passo para a instalação de um Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Tecnologia da Informação do Exército brasileiro em Campinas será dado ainda neste mês com a implantação de um “escritório piloto” na Unicamp pelo Ministério da Defesa. Entre os projetos que poderão ser desenvolvidos de interesse do Ministério da Defesa estão o de geração de energia a partir do biodiesel e de pesquisa de fibras de carbono.