Arte e Cultura abrem a Estação Guanabara
A manhã do dia 8 de abril reuniu intelectuais, grafiteiros e personalidades da administração pública e da Unicamp na Estação Guanabara, localizada na antiga Mogiana. Inaugurava-se mais um espaço cultural para Campinas. Segundo o pró-reitor de extensão da Unicamp, Mohamed Habib, um espaço diferente, que promova de fato a inclusão e a integração sociais, mesclando eventos culturais com oficinas e cursos de capacitação. Canto-coral, com o grupo Zíper na Boca, e grafitismo, com 20 jovens de Campinas, mostraram o misto saudável que deverá ser o Projeto Conhecimento e Cultura na Estação Guanabara. Para Mohamed Habib, a inauguração tem o propósito de sanar um quadro de desarmonia social, que impõe um estilo de vida cada vez mais solitário. Enquanto prossegue o restauro do Armazém do Café, algumas atividades já podem ser programadas, como a de hip hop, que na opinião da pesquisadora em antropologia e grafiteira Fernanda Alves Sunega, não seria prejudicada por causa da obra. De acordo com professor Marcos Tognon, o prédio pode ser restaurado como um trem, por partes, a fim de que sempre haja um espaço disponível para as oficinas.
CAD e Cepe reúnem-se pela primeira vez fora de Campinas
A Câmara de Administração (CAD) e a Câmara de Ensino e Pesquisa (Cepe), duas instâncias de discussão e deliberação do Conselho Universitário (Consu) da Unicamp, reuniram-se pela primeira vez fora do campus de Campinas, na terça-feira, 4. Na parte da manhã, a CAD utilizou as instalações do Centro Superior de Educação Tecnológica (Ceset), em Limeira, para a reunião mensal de seus 21 membros titulares; à tarde, foi a vez dos 22 membros da Cepe se reunirem, desta vez em Piracicaba. Limeira e Piracicaba são as duas únicas cidades que sediam cursos da Unicamp fora do campus central de Campinas. O campus de Piracicaba abriga o curso de Odontologia, um dos melhores do país na área. E em Limeira estão os cursos tecnológicos de Construção Civil, Saneamento, Informática e Telecomunicações, além de um dos dois colégios técnicos da Universidade o Cotil. A partir de 2007 Limeira passará a sediar também uma série de novos cursos de graduação, de pefil inovador, que comporão o projeto acadêmico de um novo campus com capacidade prevista para 4 mil alunos. Os primeiros cursos já serão disponibilizados no vestibular do próximo ano.
Divulgado o calendário para o Vestibular 2007
A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) divulgou o calendário do Vestibular 2007. As inscrições serão entre os dias 28 de agosto e 06 de outubro, por meio do formulário que estará disponível na página da Comvest na internet (www.comvest.unicamp.br). O calendário completo foi definido em conjunto com as outras universidades paulistas: Fuvest, ITA, Unesp, Unifesp, UFSCar, PUC-Campinas e PUC-SP. O objetivo é fazer com que as datas não coincidam para facilitar o acesso de candidatos que prestam mais de um processo seletivo. A primeira fase acontece no dia 19 de novembro de 2007, com uma prova que inclui a Redação e 12 questões gerais dissertativas: Matemática, Física, Química, Biologia, História e Geografia. A segunda fase será realizada de 14 a 17 de janeiro de 2006, com oito provas dissertativas (duas por dia) das disciplinas obrigatórias do núcleo comum do ensino médio: Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, Ciências Biológicas, Química, História, Física, Geografia, Matemática e Língua Estrangeira (Inglês). As provas de aptidão, para os cursos de Odontologia, Arquitetura e Urbanismo e todos os cursos de Artes (Artes Cênicas, Educação Artística e Dança), acontecem em Campinas e Piracicaba, entre os dias 22 a 25 de janeiro de 2007.
Veja notas detalhadas