Leia nesta edição
Capa
Política industrial
Cartas
Software cirúrgico
Práticas agrícolas
Liberdade nos anos de chumbo
Mandarim 18 e 19
Produto dietético para idosos
Diesel e biodiesel
Pílula do dia seguinte
Produto para menopausa
Micro-scanner óptico
Painel da semana
Teses
Livro da semana
Unicamp na mídia
Portal da Unicamp
Pérola Negra
Educação não-formal
Matemática ensinada com arte
 

2

CARTAS

Flora Brasiliensis

Ficamos extremamente emocionados com o fato de manusearmos a obra Flora Brasiliensis, on-line. Parabéns a todos que contribuíam para este grande feito: professores, pesquisadores, instituições, estudantes, pessoal da informática e patrocinadores. O nosso muito obrigado!
Maria de Fátima V. Starling, professora de Botânica da PUC-Minas/BH, e alunos 

Knobel 1

Parabéns, Doutor Maurício Knobel! Sou uma grande admiradora sua. Gostaria de parabenizar também, o jornalista Clayton Levy pela bela matéria no Jornal da Unicamp.

A história foi descrita com muita fidelidade nos fatos, me emocionando profundamente.
Angela Maria Soares

Knobel 2

Parabéns pela sensibilidade com que captaram a essência do Dr. Maurício Knobel. Guardarei esta matéria para mostrar aos meus filhos e netos.
Keila A. Baraldi Knobel, nora

Válvula torácica

Tomamos conhecimento do artigo "Válvula de drenagem torácica criada na FCM tem eficiência comprovada", publicado na edição nº 315, sobre o qual gostaríamos de comentar o seguinte:

1. Nossa empresa possui convênio de cooperação técnica com a Unicamp, assinado em 11 de abril de 200 (processo 14-P-22197-1999), cujo termo aditivo (processo 14-P-22203-1999) trata especificamente da produção de protótipos para a patente INPI 8.904.226-3 "Dispositivo para Drenagem do Tórax".

2. A válvula foi desenvolvida no Centro de Tecnologia, em parceria com a nossa empresa. Inclusive os últimos protótipos, utilizados na dissertação e que aparece na foto do artigo, foram todos feitos por nós, em nossa empresa aqui em São Carlos/SP.

3. Já temos um contrato, intermediado pela Funcamp, de licenciamento de tecnologia e exploração comercial desse produto, portanto a informação de que "a invenção aguarda empresas interessadas em produzi-la em escala industrial", não é verdadeira.

4. O material utilizado no interior da válvula não é de borracha e sim de silicone, são materiais bem diferentes. O desenvolvimento desse mecanismo, com especificação de material e dimensões, foi fundamental para o perfeito funcionamento da válvula, sendo todo feito em nossa empresa.

Infelizmente, as informações acima e outras não foram divulgadas no artigo. Gostaríamos de ver esses fatos complementares ao artigo disponíveis, quem sabe numa próxima edição do Jornal da Unicamp. Consideramos justo e necessário que essas informações sejam divulgadas, depois de vários anos investindo nesse projeto.
Ricardo Vicino, gerente técnico da Kehl Indústria e Comércio Ltda.

Locomoção

Sou presidente da entidade Ação Integradora dos Deficientes (Aindef) em Juiz de Fora e achamos muito interessante a matéria que trata sobre o módulo de locomoção motorizado que pode ser acoplado a cadeira de rodas manuais.
Maria A. Melo da Silva, presidente da Aindef/JF

SALA DE IMPRENSA - © 1994-2006 Universidade Estadual de Campinas / Assessoria de Imprensa
E-mail: imprensa@unicamp.br - Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Barão Geraldo - Campinas - SP