Folha de S. Paulo
18 de março - Nem a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), nem o Ministério das Comunicações fazem acompanhamento das televisões legislativas. Segundo a pesquisadora Márcia Jardim, da Unicamp, que defendeu tese de doutorado em Ciências Sociais sobre canais legislativos, como o serviço não depende de outorga do governo, as assembléias tratam direto com as operadoras de TV a cabo.
O Estado de S. Paulo
18 de março - Perdemos, por ano, 160 mil jovens para o olho gordo do mundo. É biscoito fino, mão-de-obra qualificada, que busca futuro fora do País. Essa legião juvenil descobriu que, se o mercado de trabalho brasileiro não quer educação, tem quem queira. A questão é que o mercado até gosta de uma moçada bem preparada, mas não tem onde encaixá-la. “Se a juventude é um dos segmentos mais vulneráveis do mercado global, imagine num país que não cresce economicamente há 25 anos.” As aspas são de Marcio Pochmann, pesquisador do Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho (Cesit), da Unicamp. O economista acaba de divulgar um balanço geral da situação do jovem no mercado de trabalho brasileiro e até o fim do mês pretende expor a questão Estado por Estado.
Correio Popular
18 de março - A maestrina e diretora artística da Orquestra Sinfônica Jovem de Campinas, Simone Menezes, está de malas prontas para a França. Durante o período de um ano ela ficará afastada do grupo que ajudou a reativar há quatro anos e que se constituiu como a mais importante formação orquestral integrada por músicos jovens do Brasil. Simone, que fora do País atuou como regente convidada de orquestras na República Tcheca e Portugal, irá se especializar em música erudita contemporânea na Cité de la Musique e na École Normale de Musique de Paris. A especialização, que começa já em abril, contará com o apoio da Unicamp.
Cosmo On Line
18 de março - Com as pancadas de chuvas durante o fim de semana, as temperaturas baixaram ligeiramente, melhorando a qualidade do ar. Nas últimas 72h, os termômetros passaram de 27°C a 24°C. Para o diretor do Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri) da Unicamp, Jurandir Zullo, estas condições contribuem para a diminuição da poluição. “As chuvas que estão ocorrendo desde o fim de semana são contínuas e generalizadas e isso ajuda a baixar as temperaturas, contribuindo na melhora da qualidade do ar” , comenta Zullo.
Bem Paraná
19 de março - No dia 8 de março, o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, desembarcou em São Paulo para assinar um acordo de cooperação tecnológica com o Brasil para produção e comercialização do etanol, substância obtida a partir da fermentação de açúcares e utilizada como combustível renovável pela indústria automobilística. Na mesma semana, um grupo de pesquisadores do Projeto Etanol, conduzido pelo Núcleo Interdisciplinar de Planejamento Energético (Nipe) da Unicamp, estava em processo final de elaboração de um detalhado relatório que faz um panorama do futuro energético brasileiro, com dados sobre a importância dos biocombustíveis para a superação da dependência mundial dos combustíveis fósseis.