CLAYTON LEVY
Depois de atuar diretamente como apoio conceitual e metodológico na implantação do Planejamento Estratégico da Unicamp o Planes o consultor e professor Eliezer Arantes da Costa está lançando a segunda edição do livro “Gestão Estratégica Da Empresa que Temos para a Empresa que Queremos” (Editora Saraiva, 2007).
Em 2003, essa mesma obra serviu de referência para o primeiro curso de formação de multiplicadores do Planes na Universidade, ministrado na época pelo próprio Eliezer, e que agora chega ao público, revista e ampliada, aprofundando temas que interessam a estudantes de administração de empresas, e apresentando um arsenal de ferramentas para gestores em instituições de diversas naturezas.
Na sua primeira edição, o livro estava composto de cinco partes, distribuídas em 16 capítulos. Nessa segunda versão, o autor adicionou uma sexta parte, com quatro novos capítulos. “A obra está estruturada para promover uma visão integrada, teórica e prática, das estratégias organizacionais”, explica.
Para o reitor José Tadeu Jorge, que assina a apresentação desta segunda edição, o livro acrescenta novos e importantes segmentos temáticos. “O autor estende seu interesse a um campo ainda maior de leitores, permitindo a ampliação do seu campo de aplicação, como os cursos MBA, aos programas de pós-graduação e às demandas executivas em seus variados níveis”.
Nos cinco tópicos que compõem a primeira edição, Eliezer havia abordado temas como Motivação para Estratégia, Conceituação de Estratégia, Análises Estratégicas, Formulação das Estratégias, e Implantação da Gestão Estratégica. No sexto tópico, acrescentado na segunda edição, o autor introduz o tema de Aprofundamento, distribuído dos capítulos 17 a 20. São apresentados temas como a aplicação de conceitos da Teoria dos Jogos na formulação de estratégias cooperativas e competitivas, várias ferramentas de gestão, e um checklist abrangente para diagnóstico estratégico.
Formado em engenharia eletrônica pelo ITA em 1962, com pós-graduação na Unicamp, Eliezer se diz um apaixonado pelo tema gestão estratégica. “O futuro de toda organização, seja privada, pública ou mesmo entidade do terceiro setor, tem de ser construído pela própria comunidade empresarial”, declara.
O consultor atribui seu interesse pelo tema à experiência profissional obtida em duas fases de sua carreira profissional. A primeira, na Companhia Vale do Rio Doce, de 1963 a 1974, onde atuou na área de pesquisa operacional, sob orientação do consultor internacional Jorgen Elbrond, e a segunda, de 1975 a 1994, quando atuou como apoio ao renomado consultor internacional, Igor Ansoff, na implantação do sistema de gestão estratégica na Promon.
Desde então, Eliezer não parou mais. Mesmo depois de aposentado, em 1994, continuou atuando na área, como consultor de empresas, como professor universitário, e como pesquisador. “Esse livro é resultado de toda essa experiência”, frisa. Segundo ele, a principal dificuldade a ser vencida pelas organizações, para implantação da gestão estratégica, é o desafio da mudança de sua cultura gerencial. “Para isso, a idéia tem de ser encampada e implantada pela cúpula, mas precisa ser sustentada e apoiada pela base”.
Para Eliezer, a Unicamp é um caso típico de gestão estratégica bem implementada. Embora o processo de Planejamento Estratégico tenha sido retomado há apenas quatro anos, com ampla participação da comunidade, as estruturas, segundo o consultor, estão bem consolidadas. “A metodologia adotada e implantada permitirá que o Planes prossiga seu trabalho independente de mudanças políticas ou administrativas na direção da Universidade”, explica. E completa: “a boa consultoria é aquela que desenvolve a autonomia da organização e não aquela que cultiva uma relação de dependência com o consultor”.