Homenagem aos 50anos da FOP na Assembléia
A Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp foi homenageada na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), no último dia 13. O reconhecimento se deu em comemoração aos 50 anos da faculdade dedicados ao ensino, pesquisa e extensão. A homenagem é de autoria do deputado estadual Roberto Morais, que presidiu a cerimônia. Houve ainda, na oportunidade, uma exposição de fotografias antigas da faculdade e a apresentação do Coral da Caterpillar, o qual interpretou canções do folclore piracicabano. O reitor José Tadeu Jorge lembrou que a FOP precede a Unicamp. “A Unicamp copiou da FOP o modelo de fazer a atividade principal: formação de recursos humanos de qualidade, agregou pesquisa, extensão e assistência em larga escala e faz pesquisa e produção do conhecimento novo”, declarou.
Além de Tadeu Jorge, Haiter Neto e Roberto Morais, estiveram na mesa o diretor-associado Marcelo de Castro Meneghim; o coordenador da comissão do cinqüentenário da FOP Fausto Bérzin; o coordenador dos cursos de Pós-Graduação Mario Alexandre Coelho Sinhoreti, a pró-reitora Teresa Dib Zambom Atvars, o ex-diretor Luiz Valdrighi; o presidente da APCD Edson Zenebra; o Diretor da Esalq/Usp Piracicaba, Antonio Roque Dechen; e, representando o prefeito de Piracicaba, Barjas Negri, estava Bento José Alves de Moraes.
Haiter falou da importância daqueles que trabalharam para que a FOP, hoje, ocupasse lugar de destaque no cenário nacional e internacional, além de comentar sobre a homenagem: “é o reconhecimento do poder Legislativo do Estado de São Paulo da importância da FOP na promoção de saúde na cidade de Piracicaba e região. A FOP é grande formadora de profissionais de qualidade na área odontológica”.
Bérzin destacou ainda a contribuição da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo e a luta dos governantes piracicabanos da época para a implantação da faculdade.
A exposição de fotos trouxe emoção aos filhos do primeiro diretor da FOP, Carlos Henrique Robertson Liberalli. “Ainda lembro de meu pai criando o logotipo da FOP e dizendo que nele deveria conter as palavras: com a mente, com a mão e com o coração, justificando que, para o cirurgião-dentista são imprescindíveis estes três fatores”, relembra Carlos Francisco Medeiros Liberalli.
Veja notas detalhadas