| Edições Anteriores | Sala de Imprensa | Versão em PDF | Portal Unicamp | Assine o JU | Edição 392 - 14 a 20 de abril de 2008
Leia nesta edição
Capa
Opinião
Biota
Frutas
Casais
Cyro Pereira
Radar brasileiro
Efluente de esgoto
Presídios
Transporte de lírios
InovaNIT
Painel da semana
Teses
Livro da semana
Unicamp na mídia
Portal Unicamp
Futebol
Antoninho Perri
 


10

Unicamp na mídia

O Estado de S. Paulo

2 de abril - A grande procura de pacientes com suspeita de dengue provocou o esgotamento dos leitos na rede pública do Rio e a antecipação do horário de fechamento da maior estrutura de apoio montada pelas Forças Armadas já no segundo dia de atendimento. O infectologista e professor da Unicamp Luiz Jacintho da Silva considera positivas as medidas emergenciais do governo do Rio, com a ressalva de que “é como colocar o trinco depois que o ladrão foi embora”.

30 de março - O Brasil é hoje, indiscutivelmente, a maior referência mundial em tecnologia para produção de etanol. Na corrida internacional pela conquista dos biocombustíveis, deflagrada pelo aquecimento global e a alta do petróleo, o País está mais para Michael Schumacher do que para Ayrton Senna. O projeto é filho de um estudo iniciado em 2005 pelo Núcleo Interdisciplinar de Planejamento Energético (Nipe) da Unicamp, por encomenda do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), uma organização social ligada ao MCT. O projeto é coordenado pelo físico Rogério Cerqueira Leite.

Folha de S. Paulo

7 de abril - Não há uma explicação concreta para determinar o fato de São Paulo não ter tantos casos de dengue neste ano como em 2007 ou por que a epidemia no Rio não produziu efeitos tão graves no Estado vizinho. A análise é do professor de zoologia da Unicamp Carlos Fernando Salgueirosa de Andrade. Andrade diz que o comportamento do mosquito é imprevisível. Para ele, os fatores que podem influenciar o seu aparecimento são tão grandes, que apontar uma causa é especulação. “O homem é refém do mosquito.” Um exemplo, segundo ele, é o fato de muitas prefeituras se prevenirem e, mesmo assim, o mosquito surgir, enquanto outras não fazem o serviço “tão bem feito” e também viram vítimas.

16 de março - O fato de ter sido o escritor brasileiro mais conhecido mundo afora e o mais vendido e popular aqui não bastou para que se produzisse uma unanimidade crítica a favor de Jorge Amado em seu próprio país. Muito pelo contrário. O professor de teoria literária da Unicamp Alcir Pécora acha que a grande discussão sobre Amado a ser feita agora é sobre a mudança do olhar da crítica. “Os que falavam mal já não têm coragem de fazê-lo hoje”, diz.

O Globo

7 de abril - Câmbio favorável, baixa tributação e infra-estrutura não bastam para garantir a entrada de pequenas e médias empresas na disputa do mercado globalizado (e inundado de produtos chineses). O bom momento das exportações brasileiras deveria ser aproveitado pelos pequenos negócios para investirem em competitividade e expandirem suas fronteiras. A fórmula seria uma mistura de mentalidade inovadora, novas tecnologias e produtos com design. Essa é a opinião da pesquisadora do Centro de Referência em Inteligência Empresarial (Crie), da Coppe/ UFRJ, e doutora em Economia pela Unicamp, Lídia Goldenstein.

O Liberal

17 de março - Apesar das duas décadas de ações de controle ao mosquito transmissor da dengue, a epidemia da doença ainda ameaça a região. A antiga técnica do fumacê (dispersão de veneno usando um veículo que circulava pelas ruas) foi abolida por conta de sua ineficácia. Nos últimos anos, a nebulização (colocação de inseticida diretamente nos imóveis) tem sido a maior aliada das autoridades de saúde. Agora, a novidade no combate ao Aedes aegypti vem do meio acadêmico. Trata-se de uma técnica desenvolvida pelo matemático Roberto Carlos Antunes Thomé que combina uso de inseticida e de mosquitos machos estéreis. Os coordenadores do PMCD (Plano Municipal de Controle da Dengue) na região analisaram o estudo, que foi tese de doutorado em 2007, no Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (Imecc) da Unicamp.

SALA DE IMPRENSA - © 1994-2008 Universidade Estadual de Campinas / Assessoria de Imprensa
E-mail: imprensa@unicamp.br - Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Barão Geraldo - Campinas - SP