Unicamp na mídia
O Estado de S. Paulo
2 de abril - A grande procura de pacientes com suspeita de dengue provocou o esgotamento dos leitos na rede pública do Rio e a antecipação do horário de fechamento da maior estrutura de apoio montada pelas Forças Armadas já no segundo dia de atendimento. O infectologista e professor da Unicamp Luiz Jacintho da Silva considera positivas as medidas emergenciais do governo do Rio, com a ressalva de que “é como colocar o trinco depois que o ladrão foi embora”.
30 de março - O Brasil é hoje, indiscutivelmente, a maior referência mundial em tecnologia para produção de etanol. Na corrida internacional pela conquista dos biocombustíveis, deflagrada pelo aquecimento global e a alta do petróleo, o País está mais para Michael Schumacher do que para Ayrton Senna. O projeto é filho de um estudo iniciado em 2005 pelo Núcleo Interdisciplinar de Planejamento Energético (Nipe) da Unicamp, por encomenda do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), uma organização social ligada ao MCT. O projeto é coordenado pelo físico Rogério Cerqueira Leite.
Folha de S. Paulo
7 de abril - Não há uma explicação concreta para determinar o fato de São Paulo não ter tantos casos de dengue neste ano como em 2007 ou por que a epidemia no Rio não produziu efeitos tão graves no Estado vizinho. A análise é do professor de zoologia da Unicamp Carlos Fernando Salgueirosa de Andrade. Andrade diz que o comportamento do mosquito é imprevisível. Para ele, os fatores que podem influenciar o seu aparecimento são tão grandes, que apontar uma causa é especulação. “O homem é refém do mosquito.” Um exemplo, segundo ele, é o fato de muitas prefeituras se prevenirem e, mesmo assim, o mosquito surgir, enquanto outras não fazem o serviço “tão bem feito” e também viram vítimas.
16 de março - O fato de ter sido o escritor brasileiro mais conhecido mundo afora e o mais vendido e popular aqui não bastou para que se produzisse uma unanimidade crítica a favor de Jorge Amado em seu próprio país. Muito pelo contrário. O professor de teoria literária da Unicamp Alcir Pécora acha que a grande discussão sobre Amado a ser feita agora é sobre a mudança do olhar da crítica. “Os que falavam mal já não têm coragem de fazê-lo hoje”, diz.
O Globo
7 de abril - Câmbio favorável, baixa tributação e infra-estrutura não bastam para garantir a entrada de pequenas e médias empresas na disputa do mercado globalizado (e inundado de produtos chineses). O bom momento das exportações brasileiras deveria ser aproveitado pelos pequenos negócios para investirem em competitividade e expandirem suas fronteiras. A fórmula seria uma mistura de mentalidade inovadora, novas tecnologias e produtos com design. Essa é a opinião da pesquisadora do Centro de Referência em Inteligência Empresarial (Crie), da Coppe/ UFRJ, e doutora em Economia pela Unicamp, Lídia Goldenstein.
O Liberal
17 de março - Apesar das duas décadas de ações de controle ao mosquito transmissor da dengue, a epidemia da doença ainda ameaça a região. A antiga técnica do fumacê (dispersão de veneno usando um veículo que circulava pelas ruas) foi abolida por conta de sua ineficácia. Nos últimos anos, a nebulização (colocação de inseticida diretamente nos imóveis) tem sido a maior aliada das autoridades de saúde. Agora, a novidade no combate ao Aedes aegypti vem do meio acadêmico. Trata-se de uma técnica desenvolvida pelo matemático Roberto Carlos Antunes Thomé que combina uso de inseticida e de mosquitos machos estéreis. Os coordenadores do PMCD (Plano Municipal de Controle da Dengue) na região analisaram o estudo, que foi tese de doutorado em 2007, no Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (Imecc) da Unicamp.