A obra Uroginecologia Ilustrada, de autoria dos professores Paulo Palma e Nelson Rodrigues Netto Jr., da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, tem, desde dezembro último, uma versão em italiano, intitulada “Uroginecologia Illustrata”. O lançamento foi feito durante congresso realizado pela Sociedade Italiana de Urodinâmica, na cidade de Bologna. A obra é ricamente ilustrada. “Trata-se de uma versão ampliada e revisada. Acompanha o livro um CD com 20 procedimentos cirúrgicos passo-a-passo, realizados no Hospital de Clínicas da Unicamp”, explicou Palma. Várias técnicas são apresentadas, inclusive a da implantação do mini sling uma pequena malha de polipropileno, totalmente desenvolvida na Unicamp, cujo ponto alto é o procedimento minimamente invasivo. Editado pela Verduci Editore, a obra teve tiragem de dois mil exemplares.
Palma explicou que uroginecologia é, na verdade, uma cirurgia pélvica reconstrutiva, muito importante para a mulher. “Vinte e cinco por cento das mulheres após a menopausa apresentam incontinência urinária, resultante de esforços como espirro e tosse. Além disso, existe uma tendência mundial de longevidade para as mulheres, que está aumentando cada vez mais. Atualmente, a esperança de vida das mulheres brasileiras está na casa dos 70 anos”, enfatizou.
À medida que o tempo passa, explica o urologista, o colágeno, a estrutura e os ligamentos que suportam os órgãos pélvicos vão se enfraquecendo e acontece aquilo que popularmente é conhecido como “bexiga caída”, e até mesmo a saída do útero através da vagina. “Esse quadro impacta negativamente a qualidade de vida da mulher”, avaliou Palma.
O livro, que conta também com uma versão em espanhol lançada em 2006, deverá ter uma versão em inglês em 2009. “Estamos trabalhando para isso. Ter a versão em inglês significa entrar no continente asiático”, ressaltou. A última edição em português é de 2005 e, segundo Palma, não inclui as novas técnicas, portanto, uma nova edição em português revisada e ampliada também está em vias de ser publicada. Palma fez questão de ressaltar a importante participação do pessoal especializado da TV Unicamp, especialmente de Jorge Calhau, na captação e edição das imagens disponíveis no CD que acompanha o livro.