Ensino a (pouca) distância Unicamp constrói prédio
para EAD e forma grupo de trabalho visando apoiar professores que queiram oferecer
novos cursos não-presenciais
ROBERTO
COSTA té
o início do próximo ano a Unicamp inaugura um prédio exclusivo
para a área de ensino a distância (EAD), anexo ao Centro de Computação.
O embrião de uma provável Escola de Ensino a Distância da
Universidade, por enquanto um sonho, é uma das iniciativas que visam incentivar
o oferecimento de cursos não-presenciais. Diversos deles já estão
sendo ministrados pelo campus, todos em caráter experimental, até
que se tenha uma legislação própria. A
Coordenadoria Geral da Universidade (CGU) criou em dezembro passado um serviço
de apoio a professores que queiram oferecer novos cursos de EAD usando recursos
em rede (http://www.ead.unicamp.br/),
com sede no Centro de Computação. Baseado na plataforma WebCT, uma
das mais usadas em todo o mundo, a oferta tem sido progressiva. Em julho deste
ano, os cursos já beiravam a 50, com 515 alunos inscritos.
Em abril de 1999, a Reitoria instituiu um Grupo de Trabalho em Educação
a Distância (GT-EAD), considerando a necessidade de articular as iniciativas
nas várias instâncias de deliberação e execução
da Universidade. O grupo apresentou suas recomendações, indicando
caminhos a serem tomados. Criou-se em dezembro o segundo Grupo de Trabalho, com
as funções de planejar, propor, coordenar e supervisionar as atividades
de ensino a distância. Esta
equipe, lotada no Centro de Computação, vem se encarregando da divulgação
de iniciativas de EAD para a comunidade acadêmica, instalação
e administração do ambiente WebCT (cuja licença de uso ilimitado
foi adquirida pela Unicamp), manutenção dos computadores e criação
e atualização do site dedicado a ensino a distância (http://www.ead.unicamp.br).
O mesmo
grupo trabalha na organização de palestras, envolvendo experiências
internas e externas à Universidade, que são transmitidas em vídeo
pela Internet, em tempo real ou podendo ser assistidas posteriormente. Também
é elaborado um boletim informativo quinzenal, distribuído para aproximadamente
2.500 assinantes. Serviços
A equipe é multidisciplinar, com profissionais de computação
e pedagogia. O analista de suporte Marcelo Araújo Franco desenvolve doutorado
sobre ambientes informatizados para EAD na Faculdade de Educação
(FE) da Unicamp. A analista de sistemas e pedagoga Edilene Ropoli é mestranda
em educação e informática na FE. Eles têm o apoio de
quatro estagiários e aguardam a contratação de quatro analistas
e uma pedagoga. O grupo é responsável pelos treinamentos em WebCT.
Neste ano foram oferecidos dois tutoriais e dois cursos; outros estão previstos
para o segundo semestre. O curso de WebCT pode ser ministrado nas unidades do
campus, desde que haja condição técnica para isso. Os
serviços estão divididos em quatro áreas. Ambiente WebCT,
que consiste na abertura de áreas para cursos e suporte na utilização
e hospedagem de material didático, é uma delas. Outra preocupação
é a elaboração de projetos, desenvolvimento de material didático,
sua adaptação para Web, uso de multimídia e produção
de CD. Em videoconferência estão englobados o suporte no uso de conferência
na Internet e a transmissão de palestras em vídeo. A criação
de listas e websites para EAD é outra tarefa em andamento. Engenharia
Química avalia cursos que utilizam WebCT
A
Faculdade de Engenharia Química (FEQ) já ministrou um curso experimental
usando a estrutura do WebCT, na disciplina presencial Fenômenos de
Transporte I (mecânica de fluídos), da professora Katia Tannous.
A experiência estimulou a docente a oferecer novos cursos: neste segundo
semestre acontece o de Fundamentos e Aplicações de Fluidização,
no doutorado da FEQ, e outro, Tecnologia de Fluidização,
pela Escola de Extensão da Unicamp, está em fase final de aprovação
e deve começar em outubro. O
mais importante da aplicação desse tipo de software é a possibilidade
de atingir a todos que querem aprender, principalmente os que estão mais
distantes e não dispõem de todo o seu tempo para estudos,
afirma Kátia. Ela não se limitou a utilizar as ferramentas de ensino
a distância. Ao final do curso aplicou um questionário que resultou
em um trabalho apresentado no Cobenge 2001, onde constatou a aprovação
dos alunos quanto à utilização da ferramenta e apresentação
visual. A
realização de testes on-line foi considerada prioridade, enquanto
se constatou que a maioria do grupo-alvo utilizou o WebCT através do Laboratório
de Informática da FEQ. A falta de computadores em casa e conectados à
Internet ficou evidente pela baixa freqüência de uso, de uma a duas
vezes por semana. Os alunos, no caso daqueles de período integral, acessaram
o sistema à tarde, quando normalmente se encontram no campus. A idéia
de aplicar a ferramenta em outras disciplinas foi considerada boa, mas não
em todas. Alguns comentários observados nos questionários são
de que o software não substitui o professor, que o chat é válido
somente em caso de longas distâncias e que a ferramenta foi bem utilizada
como complemento ao curso. Continua
...
Unicamp
e USP unidas a distância | Unicamp
e USP uniram-se no ano passado para oferecer um curso de ensino a distância
na área de biologia. Em caráter experimental, a disciplina de graduação
Bioquímica da Nutrição foi cursada por 17 alunos
da Unicamp e por 15 da USP. Desenvolvido sob orientação dos professores
Bayardo Torres (IQ-USP) e Eduardo Galembeck (IB-Unicamp), o trabalho resultou
numa dissertação de mestrado, O ensino a distância aplicado
a uma disciplina de Bioquímica - Bioquímica da Nutrição,
defendida por Daniela Yokaichiya junto ao curso de pós-graduação
em biologia funcional e molecular do IB. A
experiência, considerada positiva, vai ser repetida neste segundo semestre.
O curso de bioquímica da nutrição será oferecido em
duas versões, pela Escola de Extensão da Unicamp e como disciplina
extra-curricular na graduação. Outro curso, Biologia Molecular para
Ciências Exatas II, está aberto a alunos de graduação
como parte de um programa de formação de recursos humanos em bioinformática,
uma parceria entre o Instituto de Computação (IC) e o IB. O
curso de bioquímica da nutrição foi criado a partir de ferramentas
disponíveis na Internet e em servidor do IB. Já a disciplina Biologia
Molecular será oferecida aos interessados no ambiente de EAD TelEduc,
baseado no Nied. As disciplinas a distância do IB fazem parte de um projeto
de pesquisa. Segundo Eduardo Galembeck, os alunos avaliaram como positivos a interação
tanto com os professores como com alunos de diferentes cursos e universidades,
a flexibilidade de horários, a atualização e qualidade do
conteúdo e seu registro para posterior consulta. O curso de Galembeck faz
parte do material de análise de um pós-graduando do Instituto de
Estudos da Linguagem (IEL), orientado pela professora Denise Braga.
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