|
|
|
Labeurb debate grafia
e arquitetura em eventos
RAQUEL DO CARMO SANTOS
O Laboratório de Estudos Urbanos (Labeurb) vai promover dois eventos nos meses de agosto e setembro. Nos dias 29 e 30 de agosto, acontece o 1o Encontro Internacional Linguagem e Arquitetura, que contará com a participação do professor Frédéric Pousin, do Laboratoire Dynamiques Sociales et Recomposition des Espaces da França. É um convite ao debate sobre modos de constituição de saberes e práticas do domínio da arquitetura e do urbanismo.
Conhecido internacionalmente nesta área, Pousin, em seus trabalhos focaliza, a transformação histórica daqueles saberes e práticas, propondo tanto uma exploração dos paradigmas da concepção e do projeto na arquitetura, quanto uma investigação de natureza epistemológica dessa problemática, incluindo o visual. Na oportunidade, serão abertas vias de reflexão que atravessam a paisagem da cidade, suas representações e figurações, até o conflito, a racionalidade e a convicção/sedução do projeto urbano.
Em setembro, o Laboratório promove, no dia 3, a 2a Jornada Internacional Saber Urbano e Linguagem: a grafia e seus efeitos. Durante o evento, pesquisadores do Labeurb e de universidades francesas debaterão a produção de saberes na relação com a grafia. Os temas das duas mesas organizadas para a jornada são “Grafia: Modos de Dizer” e “A Escrita e suas formas autorizadas”. Participarão do debate Simone Delessale e Francine Mazière, de universidades francesas, e Eni Orlandi, Rosângela Morello, Claudia Pfeiffer e Carolina Rodriguez, do Labeurb.
|
|