Jornal da Unicamp 186 - 19 a 25 de agosto de 2002
Jornais anteriores
Unicamp Hoje
PDF
Acrobat Reader
Unicamp
11
Capa
Políticas Públicas
Apnéia
Genética
Crise
Açaí
Música
Repressão
Na Imprensa
Comunidade
Vida Acadêmica
Informática
Integração
Aluno do Cotuca é Brasil em olimpíada

RAQUEL DO CARMO SANTOS

Daniel Donadon, quartanista do Cotuca, a caminho da Coréia do Sul: competição com russos, ingleses, chineses e japonesesDepois de competir e se destacar, em maio deste ano, na Olímpiada Brasileira de Informática com aproximadamente 1.100 estudantes de ensino médio e de primeiro ano universitário de todo país, Daniel Donadon, quartanista do curso de Informática do Cotuca terá um longo desafio pela frente. Ele vai enfrentar adversários russos, ingleses, chineses, japoneses, entre outros, na Olimpíada Internacional de Informática, na Coréia do Sul. Donadon e outros três estudantes estarão representando o Brasil na competição que acontece nos dias 20 e 22 de agosto e reúne, em média, 250 estudantes de cerca de 80 países. É a segunda vez que representantes da Unicamp participam da Olimpíada Internacional. A primeira foi em 1999 quando dois estudantes do curso de graduação de Ciência da Computação competiram na Turquia. Aluno do ensino médio, no entanto, é a primeira vez na história.

Além de Donadon, um estudante de graduação da USP e dois estudantes também do ensino médio de um colégio em Fortaleza formam o grupo de competidores brasileiros. Eles terão como objetivo desenvolver um programa na área de computação. Para isso serão fornecidos dados para que eles processem a informação corretamente, levando-se em consideração o tempo que irão executar.

Eufórico com sua primeira viagem fora do país, Donadon confessa que participou do torneio brasileiro sem muita expectativa. No ano passado, ele também se destacou na Olimpíada Brasileira só que não ficou entre os quatro primeiros lugares. Foi o sexto no ranking. Seu maior entusiasmo está por conta de poder aplicar tudo aquilo que aprendeu durante o curso e ainda um pouco mais. Ele acabou recentemente de completar a carga horária necessária para concluir a grade curricular com um estágio na empresa Mondo Technologies.

O estudante já desenvolveu algumas atividades acadêmicas ao longo do curso. Foi monitor da classe e atuou como contratado na Empresa Júnior. Em 1999, quando ingressou no curso de Informática, foi o primeiro colocado no "Vestibulinho", que reuniu mais de 1.700 candidatos. Donadon pretende prosseguir os estudos na Unicamp e neste semestre está, justamente, se preparando para o Vestibular. Ele vai disputar uma vaga no curso de Engenharia da Computação - tradicionalmente figura entre os cursos mais concorridos do Vestibular da Unicamp.

A Olimpíada Brasileira realizada em maio deste ano foi uma das mais disputadas dos últimos tempos. No ano passado, 600 estudantes de vários estados competiram entre si. Em maio de 2002, foram 1.100 estudantes que participaram, sendo que 40 foram selecionados para participarem de um curso de programação entre os dias 8 e 12 de julho, na Unicamp. No dia 13, os candidatos passaram por um teste para escolher os quatro melhores. A coordenação do trabalho é do diretor do Instituto de Computação, professor Ricardo Anido, auxiliado pelo mestrando Guilherme Ottoni. Os dois devem acompanhar a delegação brasileira. Todas as despesas para a participação dos quatro competidores na Olimpíada Internacional foram pagas com verba recebida do CNPq. Como premiação são oferecidas medalhas de ouro, prata e bronze aos melhores estudantes do mundo.