Novo diretor da FOP
detalha plano de trabalho
MARIA ALICE DA CRUZ
O sonho maior do novo diretor da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP), professor Thales Rocha de Mattos Filho, é elaborar um projeto e captar recursos para a construção de um hospital odontológico de cabeça e pescoço. As propostas do diretor, primeiro colocado na consulta feita à comunidade da faculdade, vão ao encontro não só das necessidades da comunidade acadêmica, mas também dos usuários de seus serviços. O hospital, além de servir uma população regional, que ainda encontra carência neste tipo de atendimento, abrigaria um centro de especialização e ensino a estudantes e professores da faculdade. Entre os projetos está a instalação de uma farmácia hospitalar compatível com as necessidades das clínicas odontológicas e facilitação na aquisição de medicamentos, possibilitando o fornecimento gratuito a pacientes.
O diretor eleito pretende apresentar um projeto administrativo priorizando a graduação sem descuidar da pós-graduação, a qual poderá se favorecer com a captação de recursos para a aquisição de equipamentos, realização de viagens ao exterior e qualificação de docentes. Mattos pretende atender à reivindicação feita por alunos de graduação para incrementação da reestruturação curricular. A idéia é estimular a participação do corpo docente para agilizar o projeto, que prevê também a implantação de tutoria para cada ano do curso.
Serviço - O tutor, segundo ele, acompanharia os alunos na parte acadêmica e social. No que diz respeito à questão social, o diretor pretende elaborar um serviço de atendimento ao aluno semelhante ao oferecido pelo Serviço de Apoio ao Estudante e pelo Serviço de Assistência em Psicologia e Psiquiatria aos Estudantes (Sappe) localizados na Unicamp. O professor sugere aos cursos de especialização que contemplem com pelo menos uma bolsa o recém-formado que tenha tido um ótimo desempenho na graduação e que se interesse em realizar algum dos cursos oferecidos.
O apoio aos docentes é uma das metas da gestão de Mattos. Para manter a qualidade de ensino, responsável pela nota máxima no Provão em 2001 e 2002, Mattos pretende investir e incentivar encontros científicos na faculdade e levar profissionais para participar de eventos da área.
Mattos pretende contribuir para a revisão do Plano de Vencimentos e Salários da Unicamp e investir em qualificação profissional. Uma das propostas em andamento é a promoção de cursos de informática para filhos de funcionários. A extensão dos serviços prestados pelo Cecom a funcionários e alunos do campus de Barão Geraldo à comunidade da FOP está entre suas principais negociações.
Satisfeito com o resultado da consulta, o professor Thales Mattos afirmou ter consciência do que seja dirigir uma unidade que é referência na formação de odontólogos e na prestação de serviços. Para manter essa imagem, o diretor já prepara a modernização do prédio central, onde escolares da cidade são atendidos graças a um convênio firmado com a Prefeitura de Piracicaba.
Mattos formou-se em ciências biológicas - modalidades médicas - em 1972. Em 1973, ingressou no curso de mestrado em farmacologia voltado para odontologia. Em 1983, formou-se em odontologia e em 1985 doutorou-se. Ele foi contratado pela Unicamp em 1975, onde participou da criação do Centro de Bioterismo da Unicamp (Cemib) com o professor Humberto de Araújo Rangel, do Instituto de Biologia. Atualmente, além de lecionar na FOP, ele atua como conselheiro do Cemib. Na FOP, desempenhou funções de coordenador de pós-graduação e do curso de pós-graduação em farmacologia. É dele a autoria do projeto do curso de pós-graduação em clínica odontológica.
|