Novo diretor do Nepo quer atrair pesquisadores
MARIA ALICE DA CRUZ
O professor José Marcos Pinto da Cunha é o novo diretor do Núcleo de Estudos da População (Nepo) da Unicamp. A nomeação pelo reitor Carlos Henrique de Brito Cruz ocorreu durante a abertura do seminário População e Ambiente no Brasil, realizado nos dias 14 e 15 de agosto em comemoração aos 20 anos do Núcleo. Cunha chegou ao Nepo em 1988, a partir de um convênio de cooperação técnico-científico entre a Unicamp e a Fundação Seade. Anos depois, tornou-se pesquisador do grupo e professor do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH).
Graduado em estatística pela Universidade de São Paulo (USP), Cunha trilhou um caminho multidisciplinar, tendo realizado mestrado em demografia no Centro Latino-Americano de Demografia em Santiago do Chile e doutoramento na Unicamp em ciências sociais. Hoje ele se dedica ao ensino e à pesquisa na área de demografia, particularmente em temas relativos a migração e urbanização.
Uma de suas propostas, segundo o professor, é justamente estimular pesquisadores de outras áreas a fazer parcerias ou mesmo participar do quadro do Nepo, dentro da idéia de fortalecer ainda mais o ensino de demografia na Universidade. Atualmente, ali estão pesquisadores de estatística, sociologia, medicina e história.
Na opinião de José Marcos da Cunha, apesar de o Nepo ser reconhecido nacional e internacionalmente como referência em pesquisas voltadas para a população, o trabalho não tem a projeção que ele gostaria dentro da própria Unicamp. Um dos meios para atingir este objetivo é adotar a prática de intercâmbio intelectual com outros centros, núcleos e institutos.
|