. Leia nessa edição
Capa
Artigo - José Tadeu Jorge
Migrações Internacionais
Infovia
Biblioteca Digital
Quimiometria
Unicamp de Portas Abertas
Extratos naturais
Unicamp na Imprensa
Painel da Semana
Teses
Impactos Ambientais
Sivam
 

2

A Unicamp de portas abertas

JOSÉ TADEU JORGE

José Tadeu JorgeA Unicamp sempre teve um gosto particular pelas relações humanas. Talvez não haja, entre as universidades brasileiras, outra que mantenha tão extensos pontos de contatos com a sociedade – a local, a regional e a nacional. Desde seu nascimento, há 37 anos, a Unicamp foi tecendo laços complementares às suas funções básicas de ensinar, pesquisar e prestar serviços. Isto faz parte da sua vocação e, para ser justo, é preciso admitir que ela não o faz desinteressadamente: é dessas relações que, freqüentemente, a Unicamp colhe as melhores experiências que vêm enriquecer sua missão acadêmica.

Muitos desses pontos de contato se dão nas artes, na transferência tecnológica, no ensino de extensão, no atendimento de saúde e numa vasta gama de atividades de serviços que só têm crescido nos últimos anos. Aqui se inserem as relações que a Unicamp mantém com as escolas de ensino médio e fundamental.

De um lado, a universidade sempre manteve um sério compromisso com a formação e a qualificação dos professores desses estamentos, de que é exemplo o curso de Pedagogia que vem sendo ministrado aos professores da rede de educação municipal da Região Metropolitana de Campinas. De outro lado, a marcante presença do Vestibular nacional da Unicamp na vida de professores e alunos das escolas de ensino médio faz com que esses vínculos se mantenham intensos ano após ano, de janeiro a dezembro.

É nesse contexto que a Unicamp volta a abrir suas portas para que as escolas possam ver de perto a universidade que durante tão largo espaço de tempo povoa o seu imaginário e seus planos. E também para que a Unicamp, cuja tarefa primordial é o ensino, tenha ocasião de mostrar a seus visitantes como é o cotidiano de uma instituição que sabe conjugar ensino e pesquisa e se orgulha da qualidade de seus 56 cursos de graduação, dos 120 programas de pós-graduação que mantém e de todas as atividades que desenvolve.

O propósito da UPA é, em suma, oferecer aos estudantes brasileiros, sobretudo àqueles que têm o vestibular em seu horizonte próximo, a oportunidade de conhecer uma instituição de ensino superior que é ao mesmo tempo um centro de investigação científica e tecnológica onde estudam 25 mil alunos de graduação e de pós-graduação, sob a orientação de 1.800 docentes que são responsáveis, hoje, por cerca de 15% da pesquisa universitária brasileira.

Este evento só se tornou possível graças à demonstração de interesse e ao envolvimento de um grande número de docentes, funcionários e alunos. A eles o agradecimento do comitê organizador e da instituição como um todo. Aos ilustres visitantes -- estudantes, professores e às escolas em geral -- nossas boas-vindas e os votos de que essa visita se torne memorável para todos. Podemos garantir que, para nós, ela já o é.
_____________________________________

José Tadeu Jorge é vice-reitor da Unicamp e professor da Faculdade de Engenharia Agrícola (Feagri)

SALA DE IMPRENSA - © 1994-2003 Universidade Estadual de Campinas / Assessoria de Imprensa
E-mail: imprensa@unicamp.br - Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Barão Geraldo - Campinas - SP