Folha de S. Paulo
17 de agosto - Com uma nova expansão no nível de emprego em julho, a Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) revisou de 3,5% para 4% sua projeção para o crescimento da quantidade de vagas geradas na indústria de transformação paulista em 2004. Apesar de o consenso ser o de que a retomada da economia está se mantendo até agora, analistas afirmam que é preciso cautela. “Não há dúvidas de que o emprego industrial vai se recuperar. Mas os sinais mostram que ainda há dependência do mercado externo”, diz Claudio Dedecca, professor da Unicamp.
16 de agosto - A noiva está tão nervosa que, ao chegar à igreja Nossa Senhora do Carmo, na Bela Vista, percebe que esqueceu o buquê. Liga para o celular do noivo, que vai correndo buscá-lo. Mas ele não entrega as flores diretamente para a noiva, afinal, segundo a tradição, ele só pode vê-la a caminho do altar. Problema resolvido: são 18h15 e a noiva entra na igreja, ao som da marcha nupcial. De um lado, temos uma corrente que pensa muito para casar e, do outro, certos jovens que casam cedo justamente por isso, como se o casamento desse um sentido para a vida. No fundo, a motivação dos dois grupos é a mesma”, afirma a socióloga Elisabete Dória Bilac, pesquisadora do Nepo (Núcleo de Estudos da População) da Unicamp, que trabalha com o tema da família.
Diário de São Paulo
17 de agosto - Pesquisa feita na Unicamp mostra que a cirurgia ainda é cercada por mitos e causa ansiedade. Apesar de ser um método antigo e bastante realizado no Brasil, a histerectomia (cirurgia de retirada do útero) ainda é cercada de muitos mitos. A idéia de ficar frígida, de engordar e até de perder a feminilidade ainda são alguns dos pensamentos das mulheres prestes a se submeter ao procedimento. Foi o que revelou uma pesquisa feita na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) pela psicóloga Adriana Magrin Rivera Sbroggio.
O Estado de S. Paulo
16 de agosto - A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) abriu inscrições para a 2ª turma do curso de especialização em Gestão Estratégica da Inovação Tecnológica voltado para profissionais envolvidos no desenvolvimento de produtos, processos e serviços. O curso, coordenado pelo Departamento de Política Científica e Tecnológica da Unicamp, tem duração de um ano, começando no dia 24 do próximo mês e com término previsto para 23 de setembro do ano que vem. O custo é de R$ 17.040 ou 12 parcelas de R$ 1420. São oferecidas 30 vagas e as inscrições vão até 3 de setembro. Mais informações no site www.extecamp.unicamp.br