Leia nesta edição
Capa
Prêmio da Fundação Bunge
Combate ao cancro cítrico
Consórcio europeu
Livro sobre engenharia química
Crise vista do campus
Esquerda discordante
Os guetos da segunda geração
Painel da Semana
Oportunidades
Teses
Unicamp na Mídia
Portal Unicamp
Livro da Semana
Nas bancas
Verdes olhares
 

10

DESTAQUES DO PORTAL DA UNICAMP Algumas notícias publicadas na semana que passou

Unicamp de Portas Abertas ultrapassa os 32 mil inscritos
[12/8/2005] O evento Unicamp de Portas Abertas (UPA), que acontece nos dias 2 e 3 de setembro, já tem 32.297 inscritos. A 20 dias de sua realização, o número está próximo da estimativa inicial dos organizadores, que é 40 mil inscrições. Para o vice-reitor da Universidade e coordenador-geral do evento, Fernando Costa, o interesse pela edição de 2005 mostra a aceitação da iniciativa por parte da sociedade. "Ficamos satisfeitos com a procura. Isso prova que a UPA é um momento importante, em que as pessoas podem conhecer melhor a Unicamp", diz.

SOS Ação Mulher organiza seu planejamento estratégico
[12/8/2005] Fundado há 25 anos, o "SOS Ação Mulher”, Organização Não-governamental (ONG) que mantém parceria com a Unicamp, através da Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Preac), planeja suas ações. Neste mês um grupo esteve reunido em sua sede, no centro da cidade, para definir a visão da entidade que atende mulheres em situação de risco e as ações que vai tomar diante disso. O SOS chegou ao conceito de missão: “Oferecer espaço para o desenvolvimento da mulher e da família, facilitando a construção de relacionamentos harmônicos, prevenindo e/ou atuando em situações de violência doméstica por meio de programas sócio-educativos, terapêuticos e jurídicos, gerando pesquisa e conhecimento”.

HC soma 800 casos de pacientes com prótese bucomaxilofacial
[11/8/2005] Uma equipe liderada pelo dentista Marcelo Pizzolato de Abreu Sampaio vem se aprimorando no serviço de prótese bucomaxilofacial oferecido pelo Serviço de Odontologia do Hospital das Clínicas (HC). O trabalho visa restaurar o paciente que sofreu deformidade facial por cirurgia oncológica ou por trauma. Para aprimorar o trabalho, a equipe chegou a contar com orientações do Instituto de Artes (IA). Proceder à recomposição de até um terço da face dos pacientes tornou-se uma rotina para o grupo. Para isso, a equipe, além de desenvolver as próteses, participa diretamente de cirurgias oncológicas. O resultado, segundo Marcelo, tem sido altamente satisfatório. "Isso resgata a auto-estima do paciente, já que antes da cirurgia as lesões impõem constrangimentos de todo tipo", revela. No momento, são oferecidos cerca de 200 atendimentos mensalmente, com a implantação de quatro próteses faciais. "Temos uma experiência de mais de 800 casos", diz Marcelo.

Cepre inova com criação de Pronto Atendimento Vocal
[9/8/2005] A Unicamp já conta com o serviço de um Pronto Atendimento Vocal (PAV). Idealizado e coordenado por Lúcia Figueiredo Mourão, professora do curso de Fonoaudiologia da Unicamp, o PAV é um pronto-socorro para atendimento fonoaudiológico na área de voz destinado a docentes e a pós-graduandos da Universidade. A idéia, porém, é expandir o serviço. O PAV funciona nas dependências do Centro de Estudos e Pesquisas em Reabilitação “Prof. Dr. Gabriel Porto” (Cepre). Desde a semana passada, o atendimento está sendo feito de terça a sexta-feira, das 14 às 17 horas, mediante agendamento pelo telefone 3788-8813.

Veja notas detalhadas

SALA DE IMPRENSA - © 1994-2005 Universidade Estadual de Campinas / Assessoria de Imprensa
E-mail: imprensa@unicamp.br - Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Barão Geraldo - Campinas - SP