|
|
DESTAQUES DO PORTAL DA UNICAMP
Unicamp de Portas Abertas ultrapassa os 32 mil inscritos
[12/8/2005] O evento Unicamp de Portas Abertas (UPA), que acontece nos dias 2 e 3 de setembro, já tem 32.297 inscritos. A 20 dias de sua realização, o número está próximo da estimativa inicial dos organizadores, que é 40 mil inscrições. Para o vice-reitor da Universidade e coordenador-geral do evento, Fernando Costa, o interesse pela edição de 2005 mostra a aceitação da iniciativa por parte da sociedade. "Ficamos satisfeitos com a procura. Isso prova que a UPA é um momento importante, em que as pessoas podem conhecer melhor a Unicamp", diz.
SOS Ação Mulher organiza seu planejamento estratégico
[12/8/2005] Fundado há 25 anos, o "SOS Ação Mulher”, Organização Não-governamental (ONG) que mantém parceria com a Unicamp, através da Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Preac), planeja suas ações. Neste mês um grupo esteve reunido em sua sede, no centro da cidade, para definir a visão da entidade que atende mulheres em situação de risco e as ações que vai tomar diante disso. O SOS chegou ao conceito de missão: “Oferecer espaço para o desenvolvimento da mulher e da família, facilitando a construção de relacionamentos harmônicos, prevenindo e/ou atuando em situações de violência doméstica por meio de programas sócio-educativos, terapêuticos e jurídicos, gerando pesquisa e conhecimento”.
HC soma 800 casos de pacientes com prótese bucomaxilofacial
[11/8/2005] Uma equipe liderada pelo dentista Marcelo Pizzolato de Abreu Sampaio vem se aprimorando no serviço de prótese bucomaxilofacial oferecido pelo Serviço de Odontologia do Hospital das Clínicas (HC). O trabalho visa restaurar o paciente que sofreu deformidade facial por cirurgia oncológica ou por trauma. Para aprimorar o trabalho, a equipe chegou a contar com orientações do Instituto de Artes (IA). Proceder à recomposição de até um terço da face dos pacientes tornou-se uma rotina para o grupo. Para isso, a equipe, além de desenvolver as próteses, participa diretamente de cirurgias oncológicas. O resultado, segundo Marcelo, tem sido altamente satisfatório. "Isso resgata a auto-estima do paciente, já que antes da cirurgia as lesões impõem constrangimentos de todo tipo", revela. No momento, são oferecidos cerca de 200 atendimentos mensalmente, com a implantação de quatro próteses faciais. "Temos uma experiência de mais de 800 casos", diz Marcelo.
Cepre inova com criação de Pronto Atendimento Vocal
[9/8/2005] A Unicamp já conta com o serviço de um Pronto Atendimento Vocal (PAV). Idealizado e coordenado por Lúcia Figueiredo Mourão, professora do curso de Fonoaudiologia da Unicamp, o PAV é um pronto-socorro para atendimento fonoaudiológico na área de voz destinado a docentes e a pós-graduandos da Universidade. A idéia, porém, é expandir o serviço. O PAV funciona nas dependências do Centro de Estudos e Pesquisas em Reabilitação “Prof. Dr. Gabriel Porto” (Cepre). Desde a semana passada, o atendimento está sendo feito de terça a sexta-feira, das 14 às 17 horas, mediante agendamento pelo telefone 3788-8813.
Veja notas detalhadas
|
|
|
|