| Edições Anteriores | Sala de Imprensa | Versão em PDF | Portal Unicamp | Assine o JU | Edição 367 - 13 a 19 de agosto de 2007
Leia nesta edição
Capa
Opinião - 20 anos de petróleo
Aquecimento global
Perfil: João Semir
Combustível e saúde pública
Biblioteca do futuro
Requeijão
Lâmpadas fluorescentes
Motores trifásicos
Vestibular 2008
Talento 2007
Painel da Semana
Livro da Semana
Teses
Unicamp na mídia
Destaques do Portal
Prótese de baixo custo
Centro de Memória lança livro
 


9

Candidatos passam a saber o valor exato de cada
item da prova; número de questões continua o mesmo

Comvest anuncia
mudanças no Vestibular 2008

JULIANA SANGION
Especial para o JU

Candidatos no Vestibular Unicamp 2007: coordenação do exame acredita que adoção de novas medidas vai reduzir discrepâncias entre corretores (Foto: Antônio Scarpinetti) Os candidatos que prestarem o Vestibular Unicamp a partir deste ano vão encontrar provas mais leves. Apesar do número de questões continuar igual, 12 em cada prova, a Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp vai fixar o número de itens por questão em dois. Antes, a quantidade de itens a ser respondida não era fixa e podia chegar a 36, como no caso de Geografia no vestibular passado. Agora, serão 24 itens em todas as provas (primeira e segunda fase).

Além de um número definido, os candidatos passam a saber o valor exato de cada item: dois pontos. Desta maneira, cada questão passa a valer quatro pontos e cada prova passa a valer 48 pontos. De acordo com o coordenador da Comvest, professor Leandro Tessler, a medida tem o objetivo de trazer mais transparência aos candidatos e praticidade às bancas corretoras. “Esperamos mais exatidão na correção já que agora só há três opções de nota possíveis em cada item: zero, um ou dois. Isso reduz a discrepância entre os corretores”, explicou Tessler.

Prova, que valia 60 pontos, passa a valer 48

O Vestibular Unicamp é dividido em duas fases. Na primeira, os candidatos respondem a uma Redação e a 12 questões gerais de natureza discursiva. Na segunda fase são oito provas, duas a cada dia, todas com 12 questões discursivas. As provas, que valiam 60 pontos, passam a valer 48, inclusive a Redação. Assim, a primeira fase vale 96 pontos e não mais 120. De acordo com Tessler, a mudança não deverá afetar o desempenho dos candidatos no vestibular. “As provas vão ficar mais leves, não mais fáceis. O grau de dificuldade das questões continua variável. A única mudança é que agora todos os itens valem dois pontos”, disse o coordenador.

Enem – A Comvest anunciou também uma mudança com relação à utilização da nota do Enem na primeira fase do Vestibular Unicamp. A Comvest passa a aceitar a nota obtida no componente de Conhecimentos Gerais do Enem para compor a nota final da primeira fase apenas dos candidatos que não zeraram na Redação do Enem. Antes, não havia qualquer menção sobre a parte de redação do Enem. A idéia é incentivar os estudantes a fazer a prova completa do Enem, que inlcui a redação. “Como só utilizamos a nota obtida na parte de conhecimentos gerais do Enem, muitos candidatos nem faziam a redação e isso acabava desvirtuando os objetivos do Exame”, explicou Leandro Tessler.

Isenção beneficia 7.450 candidatos

Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) vai beneficiar 7.450 candidatos com a isenção da Taxa de Inscrição para o Vestibular 2008. O número supera em 3% o do ano anterior, quando 7.219 candidatos se beneficiaram, e é o maior já registrado pela Comvest, com exceção do Vestibular 2005 (7.969 isentos). Todos os estudantes que solicitaram isenção e preencheram os requisitos básicos, foram beneficiados. Este ano, a Comvest recebeu 9.225 pedidos. Os candidatos beneficiados estão recebendo, desde o último dia 7 de agosto, uma mensagem por e-mail contendo o código de isento necessário para que façam a inscrição no Vestibular sem precisar pagar a taxa, que será de 105,00 reais para o Vestibular 2008. As inscrições acontecem de 13 de agosto a 21 de setembro exclusivamente pela internet.

As isenções da Taxa de Inscrição do Vestibular da Unicamp foram oferecidas em três modalidades. A maior parte das isenções concedidas (73%) foi para a modalidade 1, dirigida a estudantes provenientes de famílias de baixa renda, que tenham cursado ensino fundamental e médio em escolas públicas, em que 5.436 estudantes receberam o benefício. Já na modalidade 2, para funcionários da Unicamp/Funcamp, 31 candidatos (0,4%) tiveram isenção da taxa de inscrição. Na modalidade 3, dirigida a todos os candidatos aos cursos de Licenciatura em período noturno (Ciências Biológicas, Física, Letras, Licenciatura Integrada Química/Física e Pedagogia-Licenciatura), que tenham feito ensino fundamental e médio em escolas públicas, 1.983 (26,6%) foram beneficiados.

O programa de isenção do Vestibular Nacional da Unicamp é parte do Programa de Ação Afirmativa e Inclusão Social (PAAIS), que prevê que estudantes que tenham cursado todo o ensino médio na rede pública brasileira recebam 30 pontos a mais na nota final da segunda fase. Candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas que tenham cursado o ensino médio em escolas públicas também têm, além dos 30 pontos adicionais, mais dez pontos acrescidos à nota final. A participação no PAAIS é opcional e deve ser indicada no formulário de inscrição.

SALA DE IMPRENSA - © 1994-2007 Universidade Estadual de Campinas / Assessoria de Imprensa
E-mail: imprensa@unicamp.br - Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Barão Geraldo - Campinas - SP